/rondoniaovivo.com/media/fotos/2019/12/7/festival.jpeg)
Campeonato, berimbalada e cinema marcam Festival de capoeira da Abrace
Com apoio do Credip, o evento encerra neste domingo
7 de Dezembro de 2019 às 06:55
Será que realmente está acontecendo esse desembarque na candidatura do Coronel?
17 de Outubro de 2018 às 11:45
FOTO: (Assessoria)
O velório do Ademir Rapo da Costa ou simplesmente ANIMAL como era conhecido e ficou famoso entre carnavalescos e agentes de Segurança, entra para a história como sendo o primeiro a ser realizado num Bar ao som de muito forró.
**********
Animal por muitos anos, foi o principal Segurança da Presidência da Banda do Vai Quem Quer. Começou com o Manelão e ultimamente era o Segurança da Siça.
***********
Ele não atuava como segurança seguindo a presidente da Banda, Siça gostava que ele ficasse na Porta de Entrada da Sede do Bloco observando os visitantes, com um detalhe, sempre de óculos escuro e coturno. “Nunca vi o Animal sem óculos, nem mesmo a noite”, disse Siça lamentando profundamente o falecimento do amigo Segurança.
**********
Flamenguista doente, Animal passava para todos nós que o conhecíamos e participávamos da programação da Vai Quem Quer a mais completa confiança.
**********
Apesar de ser uma pessoa que gostava de carnaval, quando estava trabalhando na Banda, parecia aqueles “Guardas” Ingleses, nem se mexia quando a Siça estava sendo entrevistada ou atendendo uma pessoa em particular. Animal ficava atento a todos os movimentos ao seu redor.
*********
Ele não precisava de comparação com Quincas Berro D’água personagem de Jorge Amado. Ele era ele e acho até, que nunca nem ouviu falar em Berro D’água. Talvez seu velório tenha sido em homenagem ao velório do seu ídolo Manelão.
**********
Assim como o do Animal, o velório do Manelão também foi à base de muita música, com uma diferença, Manelão foi velado à base de marchinhas carnavalescas e o Animal a Base de Forró.
*********
Nós diretores da Banda do Vai Quem Quer ficamos devendo, por não termos participado da festa que foi o velório do Animal. Descansa em paz amigo!
**********
Por falar em sentimento! Venho aqui de público, pedir desculpas pela mancada que dei na coluna de ontem 16, quando relatei um fato que aconteceu em uma das campanhas do Chiquilito Erse.
**********
Relatei que o episódio havia acontecido quando Chiquilito era candidato a Prefeito de Porto Velho. A mancada foi, quando disse que o termo CHIC tinha sido utilizado na campanha de prefeito. Não foi!
**********
Hoje quando acessei o site Gente de Opinião deparei com uma Crônica do grande Lúcio Albuquerque falando sobre o episódio, que realmente aconteceu, só que, quando Chiquilito foi candidato a Governador.
*******
Acompanhe trecho publicado na coluna do Lúcio:
************
“Em 1994 o candidato Chiquilito Erse era apontado como vencedor da corrida pelo governo do estado.
**********
Lembram daquele plástico “Votar em Chiquilito é chique”?
********
Pois é: tenho informação concreta de que foi gestado no escritório de um apoiador do Chiquilito.
*********
A resposta foi imediata, e “viralizou” virando votos a favor de Valdir Raupp: “Raupp é simples”. Lembram?”.
*********
Aí Lúcio passa a se referir ao episódio que aconteceu com o candidato Marcos Rocha do PSL e alguns membros do partido que atuam diretamente em sua campanha.
********
Aliás, a respeito disso, os algozes fizeram as pazes na tarde de segunda feira, com todo mundo chorando. UM choro que pode ser com lágrimas de crocodilo.
********
A respeito do episódio, Lucio Albuquerque relata em sua crônica:
********
Com a necessidade de buscar milhares de votos para empatar com o que seu adversário conseguiu de diferença no turno, Marcos Rocha, com aquela mídia, vai confundindo o eleitor menos avisado e, pior, fazendo com que alguns que o mimosearam com seus votos na primeira fase, comecem a olhar para o outro lado, seja anulando, deixando em branco ou, pior, votando no adversário.
********
Será que realmente está acontecendo esse desembarque na candidatura do Coronel?
Wankabuki se apresenta
na frente do teatro - RO
No próximo sábado, dia 20, o Grupo de Teatro Wankabuki, de Vilhena, vai apresentar as 20 horas, entre as esculturas em frente ao Teatro Palácio das Artes Rondônia em Porto Velho, a peça À Margem.
O espetáculo é ganhador do Prêmio Sesc de Incentivo às Artes Cênicas 2018. Serão oito apresentações em escolas da capital e do interior rondoniense.
O espetáculo foi escrito pela atriz e também diretora do Wankabuki, Valdete Sousa. A dramaturga explica que a peça apresenta a história de imigrantes desbravadores, dentre eles os cacaieiros, as lavadeiras, lavradores e garimpeiros em busca de ouro, pedras preciosas e terras. “Criado a partir das vozes de nossas mães e avós e da história oral que permeia às margens dos rios. Em suas linhas, evoca a história de um rio morto, no passado fonte de vida, rememorando as mazelas de famílias nordestinas e sulistas, no abandono de suas origens, na esperança de encontrar o Eldorado. O imaginário Amazônico e a história dividem espaço com o progresso e os sonhos de homens e mulheres”, complementa.
A peça contará com tradução simultânea em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), além de visita guiada ao cenário, antes das apresentações, para pessoas cegas ou com baixa visão e espaços reservados para cadeirantes e pessoas com baixa mobilidade. “Acredito que a acessibilidade no teatro deve vir antes da necessidade. É preciso uma conscientização da sociedade como um todo, para que transformemos cada vez mais, lugares acessíveis, a mais pessoas”, diz Débora Veiga, sonoplasta e responsável pelas visitas guiadas ao cenário.
O espetáculo estreou na programação do Palco Giratório em setembro de 2018. Foram duas apresentações (dias 16 e 18) no Sesc Esplanada, em Porto Velho (RO). Para a atriz Tainá Sousa a experiência de apresentar dentro de um grande festival de teatro foi gratificante. “Com certeza conta muito para meu currículo artístico. Acho muito bacana que convidem grupos como o nosso, do interior, para compartilhar histórias do nosso estado. Espero que o público se identifique com a história que estamos tentando transmitir”, comenta com expectativa.
Sobre o Grupo de Teatro Wankabuki
O Grupo de Teatro Wankabuki completou 15 anos de existência em 2018 e durante esse período caminhou por diversas formas do fazer artístico, passando do drama ao cômico, e sempre buscando formação, seja em oficinas em outros municípios e na capital, em grupos de estudos ou mesmo na realização de oficinas para a comunidade. O grupo investe na formação de público e de artistas, na formação de pessoas capacitadas para o fazer artístico. São 15 anos de (r)existência artística no Cone Sul de Rondônia. Saiba mais sobre o grupo e fique por dentro das novidades acessando: http://grupodeteatrowankabuki.blogspot.com.br/. Acompanhe também nossas redes sociais: Instagram e Facebook.
Ficha Técnica
Encenação: Grupo de Teatro Wankabuki
Dramaturgia e direção: Valdete Sousa
Atrizes: Valdete e Tainá Sousa
Sonoplastia: Débora Veiga
Iluminação: Edmar Leite
Operação de Luz: Maycon Moura
Fotografia: Dennis Weber
Tradução em LIBRAS: Núbia Labov
Figurino: Valdete Sousa
Costura: Ateliê da Mary
Cenografia e objetos cênicos: Tainá Sousa
Concepção de bonecos: Lúcia Manganaro
Calendário de Apresentações
Dia 17: Escola de Ariquemes
Dia 18: Instituto Federal de Rondônia – Campus Porto Velho Calama –
19h Dia 20: Em frente ao Palácio das Artes
- 20h Dia 22: Escola Estadual 21 de Abril
Dia 23: Escola Estadual João Bento da Costa - 19h
Dia 24: Casa do Ancião - 16h
Dia 26: Escola de Nova Mamoré.
Energia Sustentável entrega
oito escolas em terras indígenas
A Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE) Jirau, entregou para a Secretaria da Educação de Rondônia (SEDUC) oito escolas nas Terras Indígenas (TIs) Igarapé Lage e Igarapé Ribeirão, em Nova Mamoré e Guajará Mirim. Tais entregas atendem às recomendações da Fundação Nacional do Índio (FUNAI) em interface com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).
A UHE Jirau não impacta nenhuma Terra Indígena. A distância da Usina até as Terras Indígenas Igarapé Lage e Igarapé Ribeirão, por exemplo, é de 130 quilômetros e 108 quilômetros, respectivamente. No entanto, a entrega das escolas traz benefícios e cumpre com as ações estabelecidas no âmbito do Programa de Apoio às Comunidades Indígenas, desenvolvido pela ESBR.
As escolas atenderão alunos do ensino fundamental e médio e foram equipadas com laboratório de informática, cozinha, refeitório, além de alojamentos para os professores. As construções fazem parte do Acordo de Cooperação firmado entre a ESBR e a SEDUC, responsável pela educação escolar indígena em Rondônia. Na maioria das aldeias, as antigas escolas eram pequenas cabanas de palha construídas pelos próprios indígenas, onde em dias de chuva ou muito calor não era possível ter aulas.
Segundo o Arquiteto da SEDUC, Clébio Ribeiro, os projetos arquitetônicos foram elaborados com uma projeção de atendimento às TIs nos próximos dez anos. “Todas as obras ficaram bem feitas, atendem à comunidade tranquilamente, assim como os alojamentos atenderão aos professores que trabalharão nas aldeias”, afirma.
Para o Cacique da Aldeia Linha 10, Abraão Uruwaram, é uma grande alegria receber a obra. “A gente não imaginava ter uma escola assim na comunidade. Nem todas as aldeias têm uma construção assim. Faltam palavras para dizer como estou feliz. Agora é cuidar bem, porque é nosso”, diz Uruwaram.
O Coordenador Civil da ESBR, Claudiney Freitas, conta que a logística foi um grande desafio para as construções, porque são locais de difícil acesso e muitas vezes intrafegáveis em alguns períodos do ano, mas com muitos esforços das equipes conseguimos entregar todas as obras dentro do prazo acordado. “É uma satisfação muito grande contribuir com a implantação de obras tão importantes para as crianças indígenas”, concluiu Claudiney.
A Analista de Socioeconomia da ESBR que acompanha o Programa de Apoio às Comunidades Indígenas, Edielen Matos, destaca a importância destas obras para o fortalecimento educacional. “É gratificante saber que a UHE Jirau contribuiu com a educação das comunidades indígenas, considerando que uma base educacional estruturada pode garantir um futuro melhor com reflexos no resgate de valores étnicos, culturais e linguísticos”, conclui.
Com apoio do Credip, o evento encerra neste domingo
7 de Dezembro de 2019 às 06:55
Nos primeiros anos do milênio, o uso da Lei Rouanet passou a destinar mais recursos, não para artistas iniciantes, mas para “estrelas” já “consagradas” do show business,
7 de Dezembro de 2019 às 06:30
O público alvo são alunos da rede pública municipal de ensino da capital e a comunidade em geral, nas faixas etárias dos 5 aos 17 anos (musicalização e ballet) e a partir de 18 (musicalização).
7 de Dezembro de 2019 às 06:16
O motorista saiu do local com apoio de outro veículo
6 de Dezembro de 2019 às 20:51
Os pais ou responsáveis devem consultar o link da Chamada Escolar no site da Prefeitura
6 de Dezembro de 2019 às 17:55
Compensação de energia elétrica e eficiência energética
6 de Dezembro de 2019 às 17:34
Confira ao vivo
6 de Dezembro de 2019 às 17:33
Após serem acolhidos, os profissionais receberam todas as orientações da gerente de Recursos Humanos da Sesau, Neucila Baratto
6 de Dezembro de 2019 às 17:26
"Contem com meu apoio na defesa desta categoria importante para o desenvolvimento do nosso estado e do País”, salientou o deputado
6 de Dezembro de 2019 às 17:04
O jovem havia passado o dia realizando trabalhos com uma pá carregadeira na 7ª linha do Ribeirão
6 de Dezembro de 2019 às 16:53
O preço em nosso estado para emplacamento é de R$ 270,00 e no Amazonas é cobrado pelo mesmo serviço R$ 117,00
6 de Dezembro de 2019 às 16:45
Segundo o presidente da Emdur, edital de licitação será publicado ainda este mês. Distrito também será contemplado com uma ambulância
6 de Dezembro de 2019 às 16:35
De acordo com a lei 10741/2003 idosos tem direito à atendimento preferencial imediato e individualizado junto aos órgãos públicos e privados e prestadores de serviços
6 de Dezembro de 2019 às 16:30
O projeto obriga locais públicos de lazer a terem equipamentos e brinquedos adaptados para deficientes físicos
6 de Dezembro de 2019 às 16:24
Uma equipe da Força Tática da Polícia Militar do 9° Batalhão em patrulhamento pelo bairro viu o menor em atitude suspeita e demonstrando nervosismo
6 de Dezembro de 2019 às 16:23
O evento teve objetivo de reunir as várias experiências legislativas e de gestão de diversos locais da federação para a construção de uma nova roupagem do MDB
6 de Dezembro de 2019 às 16:19
Seguindo o calendário do projeto depois das edições realizadas em Porto Velho, Costa Marques e Ji-Paraná, o próximo município será Pimenta Bueno
6 de Dezembro de 2019 às 15:53
Denúncias veiculadas pelo jornal Rondoniaovivo apontaram o abandono de várias peças históricas
6 de Dezembro de 2019 às 15:51
São ofertadas 10 vagas (incluindo vaga para candidato com deficiência) para a função de Médico Clínico Geral
6 de Dezembro de 2019 às 15:42
Novos editais publicados pela Agência Nacional de Mineração - ANM - abrem diversas vagas para profissionais que possam ocupar cargos em comissão
6 de Dezembro de 2019 às 15:39
Informações que circulam na internet apontam que o documento foi compartilhado, pelo Whatsapp e Instagram, idêntico ao que foi publicado nos sites oficiais
6 de Dezembro de 2019 às 15:31
A instabilidade continua sobre Rondônia, devido a organização de um novo evento de Zona de Convergência de Umidade (ZCOU)
6 de Dezembro de 2019 às 15:24
O tiroteio ocorre um dia depois que duas pessoas morreram na base de Pearl Harbour, no Havaí
6 de Dezembro de 2019 às 15:23
A dupla em uma bicicleta interceptou a vítima que estava em um carro oferecendo ovos em residências da região
6 de Dezembro de 2019 às 15:21
Emendas destinadas pelo parlamentar atendem ao pedido dos vereadores Dena da P-48 e Joelson da Flor da Serra
6 de Dezembro de 2019 às 15:08
'Eu ando me descobrindo uma mulher submissa. Estou descobrindo o prazer na dor', diz a autora
6 de Dezembro de 2019 às 15:05
A homenagem foi proposta pelo Deputado Estadual Jair Montes que fez a entrega dos certificados juntamente com a Deputada Federal Silvia Cristina
6 de Dezembro de 2019 às 14:46
“É numa constelação familiar que se observa as dinâmicas difíceis que agem em nossa vida”, destaca a consteladora Maria Luna
6 de Dezembro de 2019 às 14:36
Extensionistas da Emater-RO elaboraram primeiros projetos
6 de Dezembro de 2019 às 14:34
Carlos Eduardo é ex-companheiro de Priscila e não aceitava a separação do casal
6 de Dezembro de 2019 às 14:31
No golpe do boleto o consumidor paga a dívida ao falso credor
6 de Dezembro de 2019 às 14:28
Dados são de estudo do Ipea
6 de Dezembro de 2019 às 14:24
A história foi toda compartilhada por Leila por meio do Facebook, com um post de sucesso ultrapassando 29 mil compartilhamentos
6 de Dezembro de 2019 às 14:18
Próxima meta é a chancela da OIE para disputar mercados mais rentáveis
6 de Dezembro de 2019 às 14:16
Eles se estabeleceram no Brasil após fugirem da crise na Venezuela
6 de Dezembro de 2019 às 14:13
A unidade II fica na rua Enredo, 3328, Bairro Cuniã
6 de Dezembro de 2019 às 13:45
Terá apresentações artísticas: música, dança, poesia, desenhos, apresentações humorísticas, obras de artesanato, figuras entre outros segmentos
6 de Dezembro de 2019 às 12:18
Timidez, insegurança, dependência financeira dos pais e outros fatores levam pessoas a uma feira para encontrar parceiro para casamento
6 de Dezembro de 2019 às 11:46
Na Mostra são esperadas apresentações artísticas como música, dança, poesia, desenhos, apresentações humorísticas, obras de artesanato, figuras, entre outros segmentos
6 de Dezembro de 2019 às 11:40
Para o atleta, Manoel Silva, que é morador de Nova Mutum Paraná, o basquete é uma ferramenta para pessoas com deficiência superar a vida e praticar algum esporte
6 de Dezembro de 2019 às 11:37