close

ESPAÇO ABERTO: Deputado quer suspensão da pesca por cinco anos para repovoar rio

Confira a coluna

RONDONIAOVIVO - CÍCERO MOURA

9 de Setembro de 2019 às 08:21

ESPAÇO ABERTO: Deputado quer suspensão da pesca por cinco anos para repovoar rio

FOTO: (Divulgação)

ÚNICA ALTERNATIVA


O  deputado Luizinho Goebel (PV) disse que para repovoar peixes no rio Guaporé e seus principais afluentes a alternativa é suspender a pesca por cinco anos em todas as modalidades.
 
O parlamentar diz que ouviu queixas de representantes das colônias de pescadores de Pimenteiras do Oeste sobre a escassez de peixes. Para Goebel, a medida extrema é necessária para garantir o repovoamento do rio num futuro próximo.

 

 

CUSTEIO


Para manter o sustento das famílias de pescadores profissionais, durante a fase de proibição da atividade pesqueira, o deputado sugere a contratação dos pescadores que, neste caso, passariam a atuar como fiscais nos rios no Vale do Guaporé. 

 

 

DESCONFORTO

 

Causou constrangimento para alguns militares as declarações do deputado federal, Coronel  Chrisóstomo, durante discurso na Comissão que analisa a Previdência dos Militares. Chrisóstomo afirmou que enquanto aluno da AMAN teria ouvido de um tenente que não estava sendo preparado para ser Oficial de Exército da Engenharia mas sim para matar. A justificativa é de que soldado das forças armadas se forma para defender a pátria quando chamado e isso implicaria em exterminar vidas.   

 

 

 

 

NEM PERTO DISSO


Alguns militares da reserva disseram que o deputado Chrisóstomo não tem autoridade para falar em nome do Exército Brasileiro. Suas manifestações são pessoais o que lhe dá direito a achar o que quiser. Ainda, de acordo com os militares aposentados, o dia a dia demonstra que atualmente os soldados brasileiros estão empenhados em auxiliar a sociedade nas mais diversas atividades e em qualquer canto do Brasil. Citaram como exemplo o trabalho que vem sendo realizado no combate as queimadas em Rondônia.

 


AUDIOVISUAL


Projeto do senador Confúcio Moura prevê que todo o distribuidor de obras audiovisuais fornecerá aos exibidores de primeira janela – cinema e demais mídias –, cópias das produções com legendagem descritiva. 

 

No âmbito da comunicação, os entraves impossibilitam a compreensão total (ou parcial) da obra. Deste modo, a legendagem descritiva, também conhecida como legenda para surdos ou ensurdecidos, consiste na conversão do texto oral para o escrito, com a explicitação dos efeitos sonoros, sons ambientes, silêncios significativos, discursos entonativos e aspectos não verbais, como o choro ou riso, bem como a identificação dos falantes.

 

Tal medida pretende, assim, atender importante reivindicação das pessoas com deficiência auditiva, que necessitam da legendagem descritiva em todas as obras audiovisuais, inclusive as faladas em português, de forma que possam, não apenas ler o texto falado, mas entender o contexto e fluir plenamente as emoções proporcionadas pela obra”, afirmou Confúcio.

 

 

NOVO FILIADO

 

O Presidente Estadual dos Republicanos, Lindomar Garçon e o Deputado Estadual Alex Redano, abonaram ficha de filiação do Vice-Prefeito de Candeias do Jamari, André da Silva Bem, e de outras lideranças políticas na cidade.


Garçon disse que vem sendo feito um forte trabalho para eleger em 2020, o maior número possível de vereadores, vice-prefeitos e prefeitos no estado. 

 

 

 

 

 

CADA VEZ PIOR


A lei do Fundo Partidário, aprovada na Câmara, já batizada de “Fundão Sem Vergonha”, é uma das mais ousadas investidas da classe política contra o Tesouro Nacional. A partir de agora, o cidadão roubado pelo político terá de pagar os advogados dele, o corrupto processado. Terá de pagar também as multas da Justiça a candidatos que cometam delitos eleitorais. Além disso, partidos agora poderão comprar, com dinheiro do Fundão Sem Vergonha, carrões, aviões e sedes suntuosas.

 


NEM UM POUCO DE VERGONHA


Criada a pretexto de financiar obras nas bases eleitorais, a emenda parlamentar pode ser usada para bancar a campanha dos políticos. Pela lei aprovada, ladrões notórios e já presos, como Eduardo Cunha e Sérgio Cabral, terão advogados pagos pelas vítimas do roubo.

 


IMORALIDADE? ONDE?


A Câmara devia estar “embriagada” ao aprovar no Fundão Sem Vergonha que o dinheiro público pagará até multas de políticos em campanha. Partidos com a dignidade de recusar o Fundão teriam o dinheiro redistribuído a outros partidos, mas ao menos isso foi rejeitado.

 


DESDISSE


Um telefonema do ministro Paulo Guedes (Economia) e a repercussão negativa na mídia fizeram o presidente Bolsonaro, da noite de quarta (4) para o amanhecer de quinta (5), recuar da ideia de “flexibilizar” o teto de gastos, desmentindo o seu próprio porta-voz.

 

 

 

 


FEIA MESMO?


Paulo Guedes descreveu por duas horas, em Fortaleza, os avanços do governo, segundo ele ignorados pela imprensa, que prefere focar no caso da “mulher feia” de Macron. De fato, a notícia do dia foi o ministro de Bolsonaro falando sobre a feiura da primeira-dama francesa.

 


PROTEÇÃO AO CLIENTE


A Lei Geral de Proteção de Dados deu até agosto de 2020 para que as empresas se adequem. Quem coletar dados pessoais de clientes sem consentimento pode ser multado em até R$50 milhões.

 


SEM PASSAPORTE MAS NOMEADO EMBAIXADOR


O ex-jogador gaúcho Ronaldinho foi nomeado "embaixador honorífico do turismo brasileiro", tudo por decisão errática da Embratur. Ronaldinho terá dificuldade para cumprir a missão, pois seu passaporte está retido por decisão judicial, já que deve e não paga uma multa por dano ambiental. Ele litiga na Justiça, mas o STF negou seu último recurso.

 


MELHOR NO EXTERIOR


Taiwan, Vietnã e Portugal, nesta ordem, são os países que têm as melhores condições para residentes do exterior. Os dados são da Expat Insider, um ranking anual elaborado a partir de pesquisas com esses estrangeiros que vivem fora do seu país de origem. No ranking com 64 países, o Brasil está em 61º .

 

 

 

 

Mande suas sugestões de pauta, fotos, denúncias ou reclamações para espacoaberto@rondoniaovivo.com.

 

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS