close
logorovivo2

BRASILEIRÃO SERIE "D" - Possíveis desistências de Rondônia e RR causam polêmica

Possíveis desistências de Roraima e Rondônia causam polêmica na Série D

DA REDAÇÃO

9 de Junho de 2011 às 16:07

BRASILEIRÃO SERIE "D" - Possíveis desistências de Rondônia e RR causam polêmica

FOTO: (Divulgação)

Caso as desistências sejam confirmadas, surge uma polêmica para definir quem ocuparia o lugar das equipes substituídas. A vaga será destinada de acordo com o ranking da CBF de Federações. No caso, a Federação Amazonense de Futebol (FAF) tem a melhor posição dentre os estados integrantes do grupo, seguida da Federação Matogrossense, da Acreana, de Rondônia e a de Roraima. Portanto, algum clube clube amazonense herdaria essa vaga.

Ao que tudo indica, a FAF usará o Ranking Nacional de Clubes da CBF para definir quem ficará com a vaga. O Nacional-AM é o melhor amazonense no ranking, ocupando a 57ª posição. A polêmica surge a partir do momento em que os dirigentes do Fast Clube deram declarações defendendo que a indicação do Tricolor do Aço seria mais digna e honesta, já que no estadual de 2010 o Fast foi vice-campeão. No ranking da CBF, o clube ocupa a 162ª posição e perderia a vaga.

Regulamento

Se a FAF está cogitando a possibilidade de usar o Ranking de Clubes da CBF, o Fast Clube procura usar o regulamento da Série D para disputar a competição. No artigo em que trata de desistência de participação de algum clube na competição, o regulamento diz que:

"A substituição de clubes, na hipótese de desistência de participação, dar-se-á, segundo os seguintes critérios: A) a vaga pertencerá ao clube classificado a seguir em relação à posição do clube desistente, na tabela de classificação da competição que originou a vaga; b) não havendo clube interessado no âmbito da federação originalmente detentora da vaga, observada a condição estabelecida no item (a), anterior, a vaga deverá ser preenchida pela federação que estiver melhor posicionada no RNF – Ranking Nacional das Federações, aplicando restritamente aos estados que compõem o grupo de clubes ao qual pertencem o clube desistente."

Portanto, em caso de desistência, a vaga deveria ser destinada ao Fast Clube, que foi o vice-campeão do Estadual de 2010, atrás apenas do Penarol, que garantiu sua vaga pelo título do ano passado. Em 2010, ocorreu um caso semelhante quando Roraima desistiu da disputa do campeonato e o Pará ganhou a vaga, indicando o primeiro clube da lista, o Cametá, baseando-se no estadual do ano anterior.

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS