close
logorovivo2

CACOAL: Torneio de xadrez para crianças deficientes é realizado

CACOAL: Torneio de xadrez para crianças deficientes é realizado

DA REDAÇÃO

29 de Agosto de 2017 às 09:15

CACOAL: Torneio de xadrez para crianças deficientes é realizado

FOTO: (Divulgação)

Em alusão a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla de Prevenção das Deficiências, a Escola Estadual Carlos Gomes de Cacoal promoveu na segunda-feira, 28, o 2º Torneio Especial de Xadrez. Participaram do evento 20 alunos de três escolas da cidade.

Durante a competição, não há deficiência ou necessidade especial aparente, os alunos se mostram concentrados e envolvidos no jogo. A aluna Cibele Correia da Silva, de 12 anos, estuda no 6º ano e recebe Atendimento Educacional Especializado (AEE). Ela conta que o xadrez tem ajudado a aprender as demais disciplinas na escola.

- Eu gosto do jogo pois faz com que eu me concentre mais e consiga aprender melhor a matemática. Já participei de outras competições e ganhei medalhas – conta a garota.

A professora responsável pelo AEE no Carlos Gomes, Tainá Sandi, conta que o xadrez faz parte da grade curricular da escola, e assim como os demais alunos, as crianças que são atendidas pelo AEE também participam da aula.

- Na escola são atendidao pelo AEE 29 alunos. Assim como os demais eles também participam das aulas de xadrez, em média em um semestre já conseguem participar de jogos. A dificuldade maior é ensinar para esses alunos especiais as regras dos jogos e para isso são utilizadas atividades lúdicas – explica.

ogério Kester é o professor responsável pelo projeto e conta que a disciplina foi implantada no currículo escolar no ano de 2008. Desde então, a disciplina vem sido trabalhada, o que já tornou a escola reconhecida em todo o estado de Rondônia, já que em 2015 o Carlos Gomes foi campeão nos Jogos Escolares e em 2017 o desempenho também está bom.

- Esse projeto é barato para as escolas e o resultado são grandes. No caso das crianças que são atendidas pelo AEE, percebemos que eles tem suas limitações, mais que no momento que estão jogando o xadrez não demostram nenhuma dificuldade. Com eles nós ensinamos a disciplina brincando e essa brincadeira eles acabam levando a sério, acabam sendo destaques – contou o professor.

O torneio de xadrez foi realizado apenas na segunda-feira e todos os alunos que participaram receberam medalhas.

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS