close

Sucuri é resgatada por biológos na estrada de acesso a obra da Usina de Santo Antônio - Vídeo

Sucuri é resgatada por biológos na estrada de acesso a obra da Usina de Santo Antônio - Vídeo

DA REDAÇÃO

21 de Outubro de 2008 às 11:22

Sucuri é resgatada por biológos na estrada de acesso a obra da Usina de Santo Antônio - Vídeo

FOTO: (Divulgação)

 

 

Uma operação de resgate de uma cobra Sucuri foi registrada pela equipe de reportagem do Rondoniaovivo no final da tarde desta segunda-feira (20) na estrada que dá acesso ao canteiro de obras da Usina de Santo Antonio em Porto Velho.
O animal de cerca de cinco metros após ficar alguns minutos no meio da estrada, deslizou para dentro de um matagal, sendo necessária a intervenção de biólogos da empresa Madeira Energia, que resgatou o animal e o devolveu o réptil a natureza em local seguro.
 PBA
A professora do departamento de biologia da Unir, Mariluce Messias é a coordenadora do projeto básico ambiental (PBA) da Madeira Energia S.A. que está fazendo o resgate dos animais da região atingida pelas obras da Usina de Santo Antônio. Além da professora, outros cinco biólogos e dois auxiliares de campo também estão na equipe.
Segundo Mariluce, o projeto de acompanhamento e resgate da fauna silvestre está na sua primeira fase, onde os trabalhos dos biólogos se concentram na área do canteiro de obra, na cachoeira de Santo Antônio. Outras duas fases serão implementadas no decorrer das obras, sendo que na fase dois, a fauna da área a ser desmatada para o lago será acompanhada e posteriormente na fase três do projeto, será feito o resgate de animais já durante o enchimento do lago do Madeira.
De acordo com a coordenadora do PBA, a empresa Madeira Energia S.A. construiu um centro de triagem de animais no campus da Unir, para onde são encaminhados animais que necessitam de tratamento veterinário. Os que não precisam de acompanhamento médico, são capturados e devolvidos o mais rapidamente á natureza, numa ação que os biólogos denominam como soltura branda.
“ Elegemos quatro pontos para a devolução do animal em área segura, sendo dois na margem esquerda e dois na margem direita do rio Madeira,  todos nas proximidades da cachoeira do Teotônio” disse Mariluce.
E este foi o destino da cobra Sucuri capturada na estrada. O réptil foi diretamente levado para uma área de pré-estabelecida nas proximidades de uma ilha do Rio Madeira e solto no início da noite.
 

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS