close
logorovivo2

Seplan adere ao programa nacional para melhoria da gestão

Seplan adere ao programa nacional para melhoria da gestão

DA REDAÇÃO

15 de Maio de 2009 às 15:55

Seplan adere ao programa nacional para melhoria da gestão

FOTO: (Divulgação)

Na manhã desta sexta-feira (15), os servidores da Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral (SEPLAN) participaram da palestra com o tema “Qualidade no Serviço Público”, proferida pelo consultor Jorge Alberto Elarrat Canto, no auditório da Emater. A palestra faz parte do processo de adesão da secretaria ao Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (Gespública).

Jorge Fernando Elarrat Canto, que também é especialista em aplicação nos Critérios de Excelência no serviço público, e um dos coordenadores do Gespública, fez um esboço sobre as mudanças que vêm ocorrendo em Rondônia e em sua economia. Segundo ele o Estado precisa estar preparado para receber tais mudanças, como o grande fluxo de pessoas que estão vindo para Rondônia em busca de oportunidades.

De acordo com Elarrat, o Gespública trabalha como uma melhoria progressiva nas instituições onde está implantado e objetiva promover excelência nos serviços prestados ao cidadão. “Ou seja, a cada ano são feitas atualizações ou até mesmo reformulações para que o programa leve qualidade de forma contínua”, explicou.

Durante o encontro, os servidores da SEPLAN tiveram o conhecimento do funcionamento do Programa e como será implantado no ambiente de trabalhado, através dos seguintes critérios de excelência: a liderança, os planos e estratégias, os clientes, a informação e análise, gestão de pessoas, gestão de processos e os resultados.

Segundo a coordenadora executiva do Núcleo Estadual do Gespública, Érika Crisóstomo de Albuquerque, esta é a primeira etapa de muitas outras, que irão disseminar o Modelo de Excelência em Gestão Pública preconizado pelo Programa dentro da Secretaria. “Este é um momento muito importante para a SEPLAN, que vai marcar o início de um ciclo permanente de compromisso e busca de melhorias em nossas práticas, em prol da qualidade nos serviços que prestamos aos cidadãos”, destacou Érika.

Para o secretário de Estado do Planejamento, João Carlos Ribeiro, o governador Ivo Cassol tem destacado a melhoria contínua dos serviços públicos prestados por seus servidores. “A implantação do Gespública nos órgãos estaduais contribuiu para este processo e a Seplan, que é âncora deste programa, tem acompanhado os resultados e dado o apoio necessário para sua prática”, destacou o secretário.

O Gespública

É um programa do governo Federal que visa promover a gestão pública de excelência e contribuir com a qualidade dos serviços prestados ao cidadão. Atualmente, o programa Gespública em Rondônia conta com 28 organizações, entre parceiras e adesas. A estratégia é mobilizar pessoas e aderir organizações voluntárias para atuarem como agentes transformadores da gestão pública brasileira, uma forma de garantir a sustentabilidade do programa.

 

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS