close
logorovivo2

Estudantes desenvolvem atividades com Literatura de Cordel e debatem questões raciais em Jaru

Estudantes desenvolvem atividades com Literatura de Cordel e debatem questões raciais em Jaru

DA REDAÇÃO

5 de Outubro de 2009 às 16:55

Estudantes desenvolvem atividades com Literatura de Cordel e debatem questões raciais em Jaru

FOTO: (Divulgação)

Alunos da Escola Estadual Plácido de Castro, no município de Jaru, apresentaram em grande estilo na manhã dessa sexta-feira (02) várias atividades relacionadas à Literatura de Cordel.
 
Coordenados pelos professores Gedida Rodrigues de Amorim e César Carlos Rodrigues os trabalhos desenvolvidos em sala de aula tiveram o intuito de valorizar a literatura de cordel, bem como conhecer a história que permeia o tema. Durante o evento, as turmas contempladas com o projeto apresentaram peças de teatro, poemas, textos em prosa, capoeira, etc. Cada apresentação demonstrava uma abordagem diferenciada a respeito da literatura de cordel desde o seu início até os dias atuais.
 
De acordo com os responsáveis pelo desenvolvimento das atividades, os alunos realizaram uma minuciosa pesquisa sobre os temas contidos no projeto e em seguida desenvolveram esses temas de forma dinâmica, criativa e inovadora. “Esse tipo de atividade é muito importante para conscientizar os estudantes de uma forma geral a respeito das questões raciais existentes em parte da sociedade”, afirmou, Rosana Giacomini, diretora da Escola Estadual Plácido de Castro.
 

O projeto foi idealizado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), que se baseou na Lei Federal 10639/03 que trata da questão étnico-racial. A direção explicou ainda que a Lei 10639 nasceu da luta de povos afro-descendentes no Brasil e insere novos conteúdos na Educação Básica, contribuindo, assim, com o debate social e o estímulo à igualdade entre todos os povos e foi desenvolvido de acordo com três tópicos fornecidos pela Seduc relacionados à Literatura de Cordel, sendo: A Educação na Diversidade Étnico-Racial, Teresa de Benguela – Rainha do Quariterê e Barbadianos – Vivência de um Pertencimento.

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS