close

Painel Político – (PT poderá compor chapa como vice do PMDB ao governo. Cassol fica isolado) - Alan Alex

PT poderá compor chapa como vice do PMDB ao governo. Cassol fica isolado

DA REDAÇÃO

9 de Fevereiro de 2010 às 17:26

Painel Político – (PT poderá compor chapa como vice do PMDB ao governo. Cassol fica isolado) - Alan Alex

FOTO: (Divulgação)

Mudando

O PMDB quer o PT de vice para a disputa ao governo de Rondônia e uma dobradinha ao senado de Valdir Raupp e Fátima Cleide. Em troca, apóia os candidatos petistas a deputado federal. Essa nova configuração pode se tornar realidade em função da nova posição ocupada por Raupp na legenda. Ele foi eleito 1º vice-presidente nacional do partido e a vice-presidência do PMDB é uma função estratégica neste momento, uma vez que o presidente do partido, deputado federal Michel Temer (SP), que disputa a reeleição, está cotado para ser o candidato a vice-presidência da República na chapa da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff. Assim, o vice poderá em algum momento assumir o cargo principal da legenda.

Já a companheirada

Está em uma situação um pouco mais complicada para refutar uma proposta do PMDB. A candidatura de Valverde, apesar de ter sido comemorada internamente, não consegue demonstrar, ainda, que vai emplacar. E essa fraqueza pode selar o destino do PT. A outra avaliação é que o nome de Confúcio é bem mais fácil de levar do que o de Valverde. E esse fator também pode ser determinante para a aliança PMDB/PT.

Solitário

Uma aliança com o PMDB também favoreceria a reeleição de Fátima Cleide ao Senado e deixaria Ivo Cassol isolado. Sem um candidato de peso ao governo, e sem um parceiro “bom de voto” para fazer dobradinha, Cassol terá que correr atrás sozinho, ou “suzinho” como diria o Gonzalez. Para a senadora Fátima Cleide, a aliança seria perfeita.

Segundo voto

O desafio de Ivo Cassol é conseguir alguém para pedir o segundo voto. Ele pensa em Tiziu Jidalias, chegou a falar sobre o assunto, mas sabe que aquele pássaro de Ariquemes não conseguiria alçar vôo tão alto. Outro nome que vem sendo pensado é o de Nilton Capixaba, ex-deputado federal enrolado com a máfia das ambulâncias.

Cães de aluguel

Assim devem ser classificados os policiais militares que se prestaram ao papel de jagunços na região de União Bandeirantes e Jacinópolis para atender os interesses de latifundiários.

Competência

A Polícia Civil de Rondônia vem dando um show na bandidagem e está de parabéns pelas operações que vem realizando. E os números da polícia impressionam. Está perto dos 100% na solução de crimes de homicídio e vem conseguindo desbaratar quadrilhas que há muito, vem atuando no Estado. Só quem assombra a Polícia Civil de Rondônia é o ex-senador Olavo Pires e o fazendeiro Mauro Nascimento Barros, morto a tiros na porta de uma agência bancária em fevereiro de 2008. O crime completa 2 anos no próximo dia 15.

Frente pelo sim

Ontem (08), foi inaugurado na Avenida Almirante Barroso o comitê da frente pelo sim, favorável a emancipação da região da Ponta do Abunã. O comitê suprapartidário vai frealizar uma série de ações para motivar os eleitores a votarem favoravelmente pela emancipação. Só que eles já começaram errado. A inauguração estava prevista para iniciar às 18 horas e às 17h30min, algum gênio teve a brilhante idéia de atrapalhar ainda mais o já caótico trânsito da Capital e determinou o bloqueio da Avenida Almirante Barroso,uma das principais artérias da cidade. Claro que os motoristas odiaram a iniciativa e pelo menos aqueles eleitores, eles já perderam.

Porque

Não tem nada mais irritante do que rua sendo fechada para comício de político oportunista. O movimento é válido e a região precisa sim ser emancipada. É uma questão de bom senso, já que aquelas comunidades, Fortaleza do Abunã, Extrema, Nova Califórnia e Vista Alegre fica distante da sede. Mas daí a atrapalharem ainda mais o trânsito comandado, se é que tem comando, pela arquiteta Fernanda Moreira, é demais. O pior é que a prefeitura ainda disponibilizou uma viatura e dois fiscais de trânsito para ajudar no fechamento da Avenida.

E mais

Completamente desnecessário, uma vez que o comitê é grande e couberam todos os convidados lá dentro. João do Valle, que parecia ser a única pessoa com bom senso, bem que tentou desobstruir a rua, mas não conseguia encontrar o responsável pelo bloqueio. Já Valter Araújo disse logo que “não tinha nada a ver com aquilo”.

Errata

Leitor da coluna ligou e corrigiu a informação sobre a quantidade de aparelhos de ar-condicionados que estavam na Ata de Registro de Preços da prefeitura de Alto Paraíso. São 1405 aparelhos tipo Split, de diversas potências e 250 aparelhos de ar-condicionado do tipo janela, também com diversas potências. O leitor lembrou ainda que no mercado local, é possível  encontrar aparelhos de 21 mil BTUs com controle remoto, mais barato que o cotado na Ata de Alto Paraíso. Agradecemos a correção. Agora, quem vai ter que se explicar é o prefeito Romeu Reolon ao Ministério Público.

Contatos

Para mandar sugestões, criticar, reclamar basta entrar em contato pelo e-mail alan.alex@gmail.com ou pelo telefone 9907-0701.

No ar

A vereadora Mariana Carvalho estreou nesta terça-feira seu site, www.vereadoramarianacarvalho.com.br – apesar de ter um rosa forte, daquele de doer os olhos, a iniciativa é válida. O objetivo é abrir mais um canal de comunicação com os eleitores. Os demais vereadores deveriam pegar carona na idéia.

Também na rede

Beto Bertagna, atualmente ocupando o cargo de superintendente do IPHAN em Rondônia está com seu site “Beto Bertagna a 24 Quadros” – www.betobertagna.com – no ar. Ele publica diariamente dicas de livros e outras curiosidades sobre Rondônia.

Culturalmente on-line

Para saber da agenda cultural de Porto Velho, acesse www.sergioramos.com.br. Para quem não lembra, Ramos mantinha o primeiro site cultural de Rondônia, o Talentos Brasil, que assim como a maioria dos projetos relacionados a cultura, não conseguiu se manter  devido a falta de patrocínio. Ele agora voltou com sua nova página. Leitura obrigatória para quem quer ficar ligado na agenda cultural da cidade.

Formalidade

O Sindicato da Micro e Pequena Empresa de Rondônia SIMPI, abriu ontem (08), o cadastro para os empreendedores informais do estado aderirem ao “MEI” , programa do Governo Federal para o Micro Empreendedor Individual. O presidente Leonardo Sobral busca parcerias para implementar o projeto que visa tirar da informalidade os pequenos negócios na capital e interior. Os microempresários cadastrados pelo SIMPI/RO, entre outros benefícios, farão parte de um cadastro local de prestadores de serviço, onde poderá ser contactado para eventuais trabalhos na sua área de atuação. O SIMPI em Rondônia fica situado na Rua Padre Chiquinho 1454, Bairro Pedrinhas – www.simpi.net – (69) 3026-2108.

Traduzindo

Esse cadastro é para os pequeninos mesmo. O empreendedor procura o SIMPI, abre a empresa de graça, faz um curso de Livro Caixa também gratuitamente, é inserido “na faixa” no portal de negócios. Isso vale para aqueles serviços como jardineiro, eletricista, encanador, faz tudo, pedreiro, enfim. Com CNPJ, a vida desse prestador de serviço vai ficar muito melhor. O  objetivo da campanha é trazer o pessoal para a formalidade. Segundo dados, no Brasil há 4 informais para um formal. Rondônia tem mais de 100 mil informais.

Retorno

A Assembléia retoma as atividades no próximo dia 22. O ano promete ser relativamente tranquilo em assuntos legislativos,  já que os deputados estão mais preocupados com suas reeleições.

Twittando

Você encontra o Painel Político também no Twitter-  www.twitter.com/painelpolitico - siga-nos. Lá você sabe quem são os convidados do programa e novidades da coluna. Também no  Twitter você encontra o escritor Millor Fernandes (www.twitter.com/ millorfernandes) –  jornalista e escritora Thalita Rebouças  (www.twitter.com/ thalitareboucas) e até o jornalista esportivo Juca Kfouri (www.twitter.com/ JucaKfouri) .

Crescimento

A frota de veículos de Porto Velho cresceu de 114 mil para mais de 135 mil, o que aponta aumento acima de 15%. Esse foi o maior índice do país. O levantamento ainda revela que a frota nacional avançou onde há menos concentração de renda. A renda per capita da capital é de R$ 11.700 é a décima pior do país e é acompanhado por estados da região norte como Roraima, Amapá e Acre que também apresentaram aumento na frota de veículos.

Porém

Por incrível que pareça, Porto Velho conseguiu “popularizar” carros como Honda Civic e Corolla, considerados caros para os padrões nacionais. Nas demais capitais, obedecendo a proporcionalidade, Porto Velho ganha disparado na frota de veículos de luxo.

Aumentando o ninho

Novo Horizonte está empenhada em ser um dos municípios com melhor desempenho em ajudar o PSDB alcançar a meta de 100 mil filiados neste ano em Rondônia. Um dia de filiações foi realizado no último domingo, com a participação de mais de 200 pessoas, que participaram de reunião. Prestigiando o dia de filiações, o pré-candidato do partido ao Governo do Estado, Expedito Júnior falou da importância de Rondônia demonstrar força política e chegar aos 100 mil filiados no PSDB. Para ele, pela primeira vez o Estado tem condições de caminhar alinhado com o governo federal, já que o pré-candidato a presidente da República, José Serra, já demonstrou intenção de apoiar Rondônia nas questões fundamentais ao Estado, como o meio ambiente.

Nas bancas

O Jornal Folha de Rondônia é quem tem a maior circulação e chega em praticamente todos os municípios. O periódico é parceiro do programa Painel Político e da coluna. O jornal também está on-line, www.folhaderondonia.com.br .

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS