close

QUEIMADAS – Governo Federal declara estado de emergência ambiental em Rondônia e mais 13 estados

QUEIMADAS – Governo Federal declara estado de emergência ambiental em Rondônia e mais 14 estados

DA REDAÇÃO

7 de Setembro de 2010 às 20:23

QUEIMADAS – Governo Federal declara estado de emergência ambiental em Rondônia e mais 13 estados

FOTO: (Divulgação)

O Governo Federal declarou estado de emergência ambiental em 14 estados e no Distrito Federal devido aos incêndios florestais que arrasam milhares de hectares de floresta, informaram hoje fontes oficiais.
 
Com o decreto e em "função excepcional de interesse público", os estados afetados pelos incêndios poderão contratar brigadistas para combater o fogo sem necessidade de licitação, um processo complicado em época eleitoral.
 
Além do Distrito Federal estão na lista os estados do Amapá, Amazonas, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Roraima, Pará, Piauí, Tocantins, Bahia, Goiás e Minas Gerais.
 
Segundo um balanço apresentado no dia 31 de agosto pela ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, até a data o Brasil tinha registrado 12.500 incêndios florestais em 2010.
 
Em algumas regiões, como o Parque Nacional das Emas, em Goiás, o fogo arrasou mais de 90% da vegetação. No Parque Nacional do Araguaia, no Tocantins, a superfície queimada chega a 60%.
 
Os especialistas atribuem os incêndios à escassez de chuvas, a baixa umidade do ar e as queimadas de terra para cultivo, que muitas vezes saem do controle.

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS