close

BPA alerta sobre aparecimento de cobras em Porto Velho e Candeias do Jamari

BPA alerta sobre aparecimento de cobras em Porto Velho e Candeias do Jamari

DA REDAÇÃO

29 de Novembro de 2011 às 11:17

BPA  alerta sobre aparecimento de cobras em Porto Velho e Candeias do Jamari

FOTO: (Divulgação)

Nos últimos meses houve aumento significativo de solicitações de captura de cobras em residências.Segundo o chefe do Centro de Reabilitação de Animais Silvestres – CRAS, com sede no Batalhão Ambiental, major PM Veterinário Carlos Ronaldo de Araújo, o aumento de casos é devido ao período de chuvas , onde as cobras procuram locais secos e com facilidade de obtenção de alimentos sendo as casas próximas a matas ou terrenos baldios os principais alvos destes animais. “É importe que a população, não deixe acumular lixo e mato em terrenos baldios, pois as cobras (principalmente as jibóias), neste período de chuva procuram locais secos, e por se alimentar de pequenos roedores como ratos, acabamse alojando em locais com acumulo de lixo”. Alerta o chefe do CRAS.
Ainda segundo o major Ronaldo, houve também aumento no número de gaviões capturadospelo Batalhão, na maioria dos casos, as aves são encontradas com lesões nas asas, o que as impossibilita de voar.
Em geral, a própria população informa sobre o aparecimento e a patrulha ambiental faz a captura, e conduz os animais ao CRAS, onde são catalogados, examinados e tratados, e assim que tem condições de retornar a natureza, são libertados em seu habitat natural. “Nos casos de aparecimento de animais silvestres em residências, ou mesmo, a criação doméstica de animais silvestres, sem a devida autorização, devem ser informados ao Batalhão Ambiental que irá até o local e fazer a captura do animal e tomará as providências cabíveis em cada caso”. Finaliza Major Ronaldo.
Vale ressaltar que para evitar acidentes não se deve matar os animais silvestres, e nem tentar manipulá-los, nestes casos o correto é ligar ao número190, e solicitarque a patrulha ambiental realize a captura do animal.
 

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS