close
logorovivo2

Governo e Sebrae apóiam inovação em microempresas

Governo e Sebrae apóiam inovação em microempresas

DA REDAÇÃO

13 de Novembro de 2012 às 11:01

Governo e Sebrae apóiam inovação em microempresas

FOTO: (Divulgação)

Oito empresas firmaram na tarde desta segunda-feira (12), com o governo de Rondônia, contrato de transferência de recursos de subvenção econômica, devendo receber, juntas, R$ 1,591 milhão para investir em inovação no Estado. Os recursos são do projeto Inovação Rondônia, cujo objetivo é tornar as micro e pequenas empresas mais competitivas.
 Os contratos foram assinados pelos representantes da empresas e pelo governador de Rondônia, Confúcio Moura, na Secretaria de Planejamento e Coordenação Geral.
As empresas signatárias dos contratos entrarão com uma contrapartida mínima de 5%.
A fonte de recursos para os projetos é da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e a execução está sendo realizada em parceria com a Seplan, Sebrae/RO e Federação das Indústrias de Rondônia (Fiero).
A proposta do Inovação RO é ampliar a competitividade dessas MPE no mercado, através da implantação de novos processos e desenvolvimento de novos equipamentos e produtos. “As empresas terão 18 meses, em média, para implantar os projetos de pesquisa aprovados, que terão como resultado processos reformulados, criação de novos produtos e desenvolvimentos equipamentos”, informa Carlos Alberto Machado de França, coordenador do projeto.
 Para o governador Confúcio Moura, a assinatura dos primeiros contratos do Inovação Rondônia “estimula o Estado a continuar o investimento no crescimento das microempresas, especialmente as inovadoras”. Ele disse também que o governo se esforça para apoiar o desenvolvimento das MPE com recursos como também novas tecnologias.
 Foram contempladas com os recursos dessa primeira etapa de um total de R$ 2 milhões, as empresas F P Carvalho & Cia. Ltda. (eletropolimento em aço inox), Padrão Indústria e Comércio de Eleteoeletrônicos Ltda. (no-break, of line com estabilização de rede ou grupo gerador), Taveira & Cia. Ltda. (pesquisa em desenvolvimento de botinas para proteção individual). Vovó Edma Delícias (aumento do prazo de validade, com ganho de produtividade na produção de bombons regionais) Schwab Company Indústria e Comércio (produção de cosméticos), Portal da Amazônia (centro integrado de usinagem), N A Engenharia (equipamento para aplicação de argamassa polimétrica em edificações) e Biofish (desenvolvimento de equipamento para retirar espinhos do peixe tambaqui mirim).
 “Nossos planos são otimizar a produção, com redução do trabalho manual e aumentar o prazo de validade dos produtos e a produtividade” afirma Edma Maria Golin, da Vovó Edma.
Também assinaram os contratos o secretário George Braga (Seplan) e os diretores do Sebrae Pedro Teixeira Chaves (superintendente) e Osvino Juraszeck (administração e finanças).

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS