close
logorovivo2

João Paulo II completa 22 anos de história com o governo

João Paulo II completa 22 anos de história com o governo

DA REDAÇÃO

14 de Novembro de 2012 às 14:38

João Paulo II completa 22 anos de história com o governo

FOTO: (Divulgação)

Na próxima segunda-feira (19) o Pronto Socorro João Paulo II irá completar 22 anos. A unidade foi inaugurada em 1984, com o intuito de atender os funcionários da Eletronorte encarregados da construção da Usina Hidrelétrica de Samuel.
No ano de 1989 o governo de Rondônia assumiu o controle do hospital após comprá-lo da empresa fundadora. Após realizar várias mudanças estruturais, o Pronto Socorro João Paulo II foi de fato inaugurado, no dia 19 de novembro de 1990, deixando para trás as características de um hospital particular, de uso restrito, que dispunha de apenas cinquenta leitos e equipamentos focados no atendimento de urgência emergência. O número de leitos foi dobrado, outras especialidades foram instaladas e de modo natural as portas foram abertas para os pacientes do interior do Estado.
Especialistas
Atualmente o João Paulo II dispõe de uma equipe multiprofissional que realiza plantão 24h, sendo dois ortopedistas, dois cirurgiões-gerais, dois neurocirurgiões, dois clínicos-gerais, dois intensivistas, dois anestesiologistas e uma equipe de enfermagem especializada. Além disso, vários especialistas fazem visitas diárias aos pacientes internados, dentre eles, cardiologista, neuro-clínico, buco-maxilofacial, pneumologista, oncologista, e outros.
Demonstrativo de atendimentos
De janeiro a outubro de 2012 foram realizados 34.116 atendimentos, sendo 4.664 vítimas de acidente de trânsito, 317 ferimentos por arma de fogo, 285 ferimentos por arma branca, 488 agressões físicas, 800 acidentes de trabalho. No mesmo período foram realizadas 2.305 cirurgias e 5.672 procedimentos ortopédicos.
Investimentos
Durante esses 22 anos a unidade passou por várias mudanças estruturais. De acordo com o diretor geral do Pronto Socorro, coronel Carlos Alberto Caieiro, nos últimos meses várias melhorias foram realizadas nas instalações. “Priorizamos a construção da estação de tratamento e rede de esgoto que não havia na unidade e esperamos concluir nos próximos quinze dias”, afirmou o diretor.
Caieiro destaca que duas alas já foram revitalizadas e receberam pinturas, ar-condicionados novos e iluminação, propiciando maior conforto aos pacientes e melhores condições de trabalho aos servidores. Além disso, vários equipamentos serão adquiridos com os recursos do SOS Emergência e do Termo de Ajuste de Conduta (TAC) entre o Detran, Sesau e Ministério Público.
Cirurgias ortopédicas
Um avanço significativo foi a agilidade na realização das cirurgias ortopédicas. Um esforço conjunto entre a direção do Hospital de Base e do João Paulo II possibilitou mais agilidade nas cirurgias. “Atualmente os médicos ortopedistas da Sesau estão em regime especial realizando as cirurgias, dando mais rotatividade nos procedimentos cirúrgicos. Ainda esta semana serão transferidos cerca de 35 pacientes da clínica médica para o Hospital de Base”, finaliza Caieiro. 
Novo Pronto Socorro
O governo do Estado não tem medido esforços no sentido de buscar soluções para ampliar os serviços de saúde prestados a população. A construção de um novo Hospital de Urgência e Emergência de Porto Velho já previsto para ser licitado na segunda quinzena de dezembro, demonstra a preocupação do governado Confúcio Moura com o setor.
De acordo com o projeto, a unidade que terá quatro andares, será toda climatizada e contará com um amplo estacionamento para funcionários e visitantes/pacientes. Dos 254 leitos, trinta serão de Unidades de Terapia Intensiva (UTI).
O hospital será de portas abertas. O sistema será todo informatizado, com circuito fechado de TV. Haverá dois elevadores para o público, quatro para funcionários/pacientes e um de serviço.
Além de uma área para pouso de helicóptero, haverá também uma fábrica de gases medicinais, um grupo de gerador, dois tomógrafos, duas salas de raio-X, lavanderia, restaurante, vestuário para funcionários com área para descanso e sistema de som/comunicação.

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS