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Secretário diz que governo teve ano positivo na área administrativa

Secretário diz que governo teve ano positivo na área administrativa

DA REDAÇÃO

21 de Dezembro de 2012 às 14:45

Secretário diz que governo teve ano positivo na área administrativa

FOTO: (Divulgação)

O secretário de Estado da Administração, Rui Vieira, disse nesta semana que o governo de Rondônia fecha o ano com bons resultados na área administrativa, uma vez que o governador Confúcio Moura priorizou a contratação dos candidatos remanescentes de concursos públicos que estavam em aberto.
Secretário Rui Vieira fala no 6º Encontro de Recursos Humanos de 2012
Foram contratados 4.529 novos servidores para atender as secretarias de Justiça (Sejus) - agentes penitenciários e sócio-educadores; Educação (Seduc) - professores, técnicos administrativos, pedagogos; e Saúde (Sesau) - médicos especialistas, clínicos gerais, técnicos em laboratório, entre outras categorias, para atender as unidades de saúde de Extrema, Buritis, São Francisco do Guaporé, Cacoal e Porto Velho.
Além das contratações, a área de gestão de pessoas também foi amplamente priorizada. De acordo com o secretário, há uma preocupação do governo, principalmente, com a melhoria da qualidade no atendimento e a eficiência dos serviços destinados à população. Foram realizados seis Encontros de Recursos Humanos bimestrais com os representantes das áreas de RH de todas as unidades do governo, com o objetivo de promover a troca de conhecimentos e alinhar informações. Através do Programa Desenvolvendo Recursos Humanos (PDRH) foram capacitadas 406 pessoas em cursos como Qualidade no Atendimento do Serviço Público; Motivação para a Mudança; Práticas de Gestão na Folha de Pagamentos; Novas Regras Gramaticais e Redação Oficial; Projetos Básicos e Contratos Administrativos; Controle Interno e Contabilidade Pública e Formação Estratégica em Recursos Humanos, priorizando os servidores das áreas de RH e Controle Interno de todas as unidades governamentais.
Uma inovação que foi instituída neste ano foi a Mesa de Negociação Permanente (MENP), uma instância de negociação do governo junto às representações sindicais. Os pleitos salariais e os planos de ordenação das carreiras dos servidores são encaminhados à Mesa e analisados pelas comissões temáticas, de Negociação, Redação, Impacto Orçamentário e Lei de Responsabilidade Fiscal. Neste ano foram aprovados os planos de carreira do Detran, Idaron, Sedam, Seduc e Sesau. A implantação do PCCR da Seduc já foi iniciada neste mês de dezembro e já tramitam na MENP os PCCR da Jucer, Ipem e CMR.
O secretário Rui Vieira reuniu-se no início deste mês para fazer um balanço das ações da transposição. Para ele, houve avanço com a elaboração do PCCR que vai enquadrar aos quadros federais os 9.843 servidores aptos à transposição, que vai proporcionar uma economia acima dos R$ 20 milhões de reais mensais para o governo. Atualmente está havendo ajustes e entendimentos entre os ministérios do Planejamento e Fazenda para definir os procedimentos da comissão interministerial para dar a largada à assinatura dos termos de opção. As informações sobre a transposição podem ser obtidas através do telefone 0800-644-0837.
Através dos encontros de Recursos Humanos, a Sead também já está fazendo o levantamento das necessidades e diagnósticos para a realização de novos concursos em todas as áreas do governo, ajustando os perfis profissionais às novas demandas do Estado, em consonância com suas vocações e potencialidades regionais.
Modernização
De acordo com os secretários Rui Vieira e a adjunta Carla Ito, a Sead continua trabalhando para a modernização da máquina administrativa dando andamento aos procedimentos para a contratação de consultoria especializada para formulação de Plano de Carreiras, Cargos e Salários baseada em Gestão de Desempenho e Meritocracia.
Também estão sendo encaminhados procedimentos para implantação de novos sistemas de RH, com modelos através de utilização de software livre. Para facilitar a comunicação junto aos mais de 50 mil servidores do Estado, está sendo reformulado o Portal do Servidor, que funciona no endereço eletrônico www.portaldoservidor.gov.br e que disponibiliza toda a legislação e documentação funcional, acesso a contracheques e editais.
O Manual do Servidor também foi reeditado, nele contém a legislação comentada relativa aos servidores estaduais. Preocupada em subsidiar os servidores com informações relativas aos cuidados básicos de saúde, a Sead realizou a II Semana de Saúde do Servidor no mês de outubro, quando foram realizados 715 atendimentos como aferição de pressão, orientações sobre primeiros socorros, controle do diabetes, hipertensão e hepatites, doenças sexualmente transmissíveis e palestras sobre nutrição saudável, saúde financeira, motivação, além de jogos recreativos e sorteio de brindes. O evento contou com a participação de parceiros como o Sesi, Senac, Fhemeron, Faculdade São Lucas, Agevisa, Corpo de Bombeiros e Associação dos Portadores de Hepatite.

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