close
logorovivo2

Governo apresenta ações do Núcleo da Faixa de Fronteira em seminário

Governo apresenta ações do Núcleo da Faixa de Fronteira em seminário

DA REDAÇÃO

26 de Fevereiro de 2013 às 08:17

Governo apresenta ações do Núcleo da Faixa de Fronteira em seminário

FOTO: (Divulgação)

Com ênfase nas potencialidades locais e na importância da articulação entre Guayaramerín e GuajaráMirim, municípios localizados na fronteira Brasil/Bolívia, George apontou, durante sua apresentação, caminhos para atrair investimentos na região de fronteira e desconcentrar o crescimento econômico do País das regiões litorâneas. “Temos que superar as dificuldades existentes e que são comuns na região dos dois países. Não podemos ser separados pelo rio, pelo contrário, precisamos nos unir e colocarmos em prática ações que visem alavancar a economia e o desenvolvimento sustentável.” Ressaltou o secretário.

George explicou que o Estado tem trabalhado dentro de eixos estratégicos para alcançar os resultados debatidos durante o encontro e que o núcleo estadual mantém a interação com a Comissão Permanente de Desenvolvimento Integração da Faixa de Fronteira (CDIF), do governo Federal. De acordo com o secretário as audiências realizadas nos dez municípios regionais de Rondônia para a construção do Plano Plurianual Participativo (PPA) foram fundamentais para definir os eixos estratégicos. Para o levantamento de propostas de investimentos na Faixa de Fronteira, também foram realizadas audiências com a participação popular. As propostas foram sistematizas e inseridas em um Plano, que foi entregue ao Ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, pelo governador Confúcio Moura.

PROJETOS

No primeiro momento oito projetos já estão inseridos na Lei Orçamentária Anual da União e contemplam as áreas de Infraestrutura, Saúde, Educação e Desenvolvimento Social. Entre eles estão: projetos que visam a regularização fundiária e urbana dos 27 municípios fronteiriços de Rondônia, além da construção de espaços coletivos de integração de cultura e de três centros poliesportivos e da urbanização da orla urbana.

Também estão entre os projetos, a pavimentação dos 130km da BR- 425; implantação de duas escolas bi-nacionais em Guajará-Mirim e Costas Marques; construção de Porto para embarque e desembarque; e ampliação do aeroporto municipal, ambos no município de Guajará-Mirim.

O seminário foi uma iniciativa do Consórcio Binacional para Integração e Desenvolvimento Sustentável (CBIDS) e realizado na última sexta-feira (22), em Guyaramerín, e sábado (23), em Guajará-Mirim. O evento contou com a presença de representantes do setor produtivo; federações; parlamentares; prefeitos; vereadores; secretários de Estado; além do embaixador da Bolívia no Brasil, Jerjes Justiniano; o embaixador do Brasil na Bolívia, Marcel Fortunato Biato; o senador, Valdir Raupp; e a deputada federal, Marinha Raupp.

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS