close
logorovivo2

Governo realiza I Campeonato de Robótica

Governo realiza I Campeonato de Robótica

DA REDAÇÃO

9 de Julho de 2013 às 14:52

Governo realiza I Campeonato de Robótica

FOTO: (Divulgação)

O projeto de Robótica Educacional envolve 90 alunos, distribuídos em 10 turmas que frequentam regularmente as oficinas em cinco escolas públicas estaduais de Porto Velho: Anísio Teixeira, Carmela Dutra, Barão do Solimões, São Luiz e a Escola Petrônio Barcelos, onde foi realizado na sexta-feira (5) o I Campeonato Interno de Robótica. A iniciativa é uma ação do governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).
Os alunos juntaram peça por peça até formar um pequeno e dinâmico robô. As equipes batizaram seus inventos em cyborg, the kings e little apple. Os robôs foram montados pelos alunos, utilizando peças da maleta (Lego Mindistroms), construídos e programados previamente nas aulas das oficinas.
A implantação da Oficina de Robótica Educacional na Unidade de Atendimento ao Aluno – Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (UAA/NAAHS) surgiu da necessidade de oferecer aos alunos com indicadores de altas habilidades/ superdotação na área tecnológica, atendimento suplementar compatíveis com suas necessidades educacionais, por meio de um ambiente inovador de acordo com as exigências do mundo atual.

Com o tema “Estimulando a integração e aplicação de conhecimentos tecnológicos”, a competição foi realizada em duas modalidades distintas, sendo uma no período da manhã, quando os estudantes tiveram que montar e programar o robô autônomo para retirar em três minutos o maior número de latas de dentro de um círculo. No período da tarde, os alunos tiveram que montar e programar o “robô resgate” para simular o comportamento de um bombeiro com objetivo principal de resgatar vítimas em um ambiente que teria sofrido um incêndio. Oito equipes participaram no período da manhã e onze no período da tarde, de acordo com a coordenadora das oficinas em Porto Velho, Cristina Moreira. “O resultado foi excelente, os alunos se envolveram bastante com os projetos e toda essa dedicação foi vista no final dos trabalhos”, afirmou.

Veja na tabela a baixo como ficou a classificação do I Campeonato Interno de Robótica:


Robô Tira Latas (manhã)
 Robô Resgate (tarde)
1º lugar – Equipe Gênesis
Oficina – Escola São Luiz
1º lugar – RNS
Oficina – Escola Petrônio Barcelos
2º lugar – Equipe Alfa
Oficina – Escola Carmela/NAAHS
2º lugar – Equipe Rosa de Saron
Oficina – Escola São Luiz
3º lugar – Equipe Robô do futuro
Oficina – Escola Petrônio Barcelos
3º lugar - Equipe Merchnism
Oficina – Escola Anísio Teixeira

Durante o evento também houve mostra de vídeos de projetos desenvolvidos pelos alunos participantes dentre outras atividades educativas.

 

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS