close
logorovivo2

Governo promove “Arraiá Sor Quadrado” da Pefem

Governo promove “Arraiá Sor Quadrado” da Pefem

DA REDAÇÃO

22 de Julho de 2013 às 17:59

Governo promove “Arraiá Sor Quadrado” da Pefem

FOTO: (Divulgação)

Já esta virou uma tradição a realização da atividade cultural e festiva, alusiva aos festejos juninos, que acontece na Penitenciária Feminina (Pefem), em Porto Velho. Este ano, a festividade de confraternização com a família aconteceu no sábado (21), uma realização do Governo da Cooperação, por intermédio da Assessoria de Reinserção Social da Secretaria de Estado de Justiça (Sejus).
O arraial do “Sor Quadrado” reuniu mais de 15 pares de reeducandas na quadrilha apresentada aos familiares e amigos que puderam participar da festa. A quadrilha contou com o apoio da tradicional Quadrilha JUABP, de Porto Velho, que colaborou com a doação de roupas e sapatos, além dos apetrechos necessários para compor a fantasia das brincantes.
A iniciativa atende ao objetivo traçado pelo Sejus de ressocialização e integração, promovido pela prática de atividades culturais. A secretária Elizete Lima reforça que momentos como estes são muito importantes para o congraçamento entre os servidores, a família e as reeducandas. “Essas ações de reinserção social são fundamentais para cultivarem um ambiente de paz e não violência dentro das unidades penitenciárias”, destaca.
A diretora da unidade, Conceição Mourão informa que só participam da atividade as reeducandas que tem bom comportamento e participam de atividades laborais ou educacionais. “Nós procuramos proporcionar esse momento às apenadas, com a realização dessa festa que sempre é uma forma de motivação, principalmente porque elas se esforçam bastante para participar do arraial”, conclui.
Um diferencial relatado pela agente penitenciária Miracelma Marques, que trabalha na Pefem desde que a unidade foi criada, é que a quadrilha sempre envolve uma atenção diferenciada das apenadas. Este ano esta bastante concorrida à quadrilha. “Elas estão ensaiando há quase dois meses e hoje estão ‘botando pra quebrar’ na dança”, disse animada a servidora.
Segundo a apenada Neodice Cristo, organizadora do arraial, as reeducandas estão empolgadas para participarem da festa. “A gente sempre fica ansiosa, porque todas querem dar o seu melhor no dia da apresentação”, conta.
No início da atividade cultural, o ator Tancredo Silva, que atua na Fundação Cultural da Prefeitura de Porto Velho, brindou ao público presente com um monólogo do seu personagem matuto, que recitou poesias e reflexões alusivas ao tema “Mudança de Vida”.
Representando o gabinete da Sejus, estiveram presentes no evento a secretária adjunta, Sirlene Bastos e o gerente regional do sistema penitenciário de Porto Velho, José Bonifácio (Zezinho).

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS