close

Rondônia terá primeiro Shopping Pró-Genética de Zebu

Rondônia terá primeiro Shopping Pró-Genética de Zebu

DA REDAÇÃO

6 de Março de 2015 às 15:35

Rondônia terá primeiro Shopping Pró-Genética de Zebu

FOTO: (Divulgação)

Por ocasião da 4ª Rondônia Rural Show, que acontecerá  de 27 a 30 de maio, no Parque de Exposições Hermínio Victorelli, em Ji-Paraná, será realizado o  primeiro Shopping Pró-Genetica de Rondônia. A novidade foi anunciada durante reunião, na terça-feira (3), no escritório da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), também em Ji-Paraná.

De acordo com o coordenador de Agricultura e Pecuária da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento e Regularização Fundiária, Júlio Peres, o objetivo do evento é fornecer animais de reconhecido valor genético registrado em definitivo na ABCZ, com exame andrológico, atestado negativo de brucelose e tuberculose. A proposta é dar segurança sanitária e garantia de melhoramento genético para o criador que venha adquirir esses animais.

O coordenador da Seagri destacou o pioneirismo em apresentar aos produtores um material genético superior, que trará melhoramento significativo ao rebanho. “A outra vantagem do Shopping Pró-Genética é que, independente do nível social do produtor, sendo ele pequeno, médio ou grande, terá acesso a esses animais registrados a um preço médio comercial, viabilizado pela parceria da ABCZ e o governo do estado”, disse.

Conforme Guilherme Henrique Pereira, Zootecnista, técnico responsável pelo Escritório Regional da  ABCZ, o Shopping terá durante os quatro dias uma amostra de animais com preços fixos à venda. “O produtor que desejar adquirir os animais vai lá no curral, olha o animal que mais o agrada, a raça e negocia direto com o vendedor ou representante do mesmo”, explicou.

PRÓ-GENÉTICA

O pró-genética é um programa concebido pela ABCZ e apoiado pelos governos Federal, estaduais e municipais, órgãos de pesquisa, de extensão rural, de defesa sanitária animal e de capacitação e formação de mão de obra rural, que tem como missão contribuir para o aumento da produção sustentável de carne e leite de origem bovina no País.

“É um projeto que deu certo.  Ele vem para difundir a genética e facilitar o acesso a animais melhoradores. Em Rondônia temos 112 produtores cadastrados com material genético que não perde em nada em nível de Brasil. A rusticidade do zebu, a prolificidade e a sua adaptabilidade ao clima de Rondônia fazem dele a raça ideal para o estado,” enfatiza Pereira.

O governo do estado, através da Seagri, vem investindo na capacitação tecnológica da cadeia produtiva.”A construção da usina de calcário foi o primeiro passo para melhorar a qualidade das pastagens do estado. E o Pró-Genética vem para melhorar a qualidade do rebanho bovino”, apontou Evandro Padovani, secretário estadual da Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento e Regularização Fundiária.

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS