close

Governo começa a discutir melhorias para a saúde em conferência estadual

Governo começa a discutir melhorias para a saúde em conferência estadual

DA REDAÇÃO

21 de Setembro de 2015 às 17:06

Governo começa a discutir melhorias para a saúde em conferência estadual

FOTO: (Divulgação)

Com o tema “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas”, o governo de Rondônia inicia na próxima quarta-feira (23), em Porto Velho, a 8ª Conferência Estadual de Saúde, com o desafio de discutir e apontar diretrizes para a saúde no século 21, apostando no cidadão, como representante de uma opinião pública, interessado em desfrutar de melhor qualidade de vida.

De acordo com a coordenação-geral da conferência, trata-se de um amplo fórum de debate formado pelo Poder Público e órgãos ligados às comunidades. A meta é traçar diretrizes que atendam, com qualidade, à demanda de pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A conferência vai elaborar uma espécie de manual para os próximos quatro anos no setor de saúde, além de definir e aprovar a pauta que Rondônia vai levar para a Conferência Nacional de Saúde, que acontecerá em novembro.

Segundo o secretário estadual de Saúde, Williames Pimentel, a Conferência tem a finalidade de avaliar a situação da saúde do estado, fixar diretrizes da política de saúde, definir e priorizar propostas para melhorar a qualidade dos serviços de uma determinada região do estado, proporcionando à população melhor qualidade de vida.

Ele explicou que os resultados da conferência orientam o processo de planejamento em saúde, a partir das necessidades relatadas por seus representantes, apontando ainda a correta aplicação e distribuição de recursos.

Pimentel disse, ainda, que o evento servirá para avaliar experiências e avanços organizacionais dos Conselhos de Saúde. Para o secretário, a conferência é imprescindível para o aprimoramento e ajustes comuns para a consolidação desta instituição mediadora entre o estado e a sociedade.

BALANÇO DA SAÚDE

“O setor de saúde registra no governo Confúcio Moura o maior crescimento de todos os tempos”, disse o secretário ao fazer um breve balanço do avanço do setor nos últimos cinco anos.

Utilizando dados de um estudo realizado e publicado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), que apontaram Rondônia em segundo lugar em oferta de leitos, através do SUS, com índice de 1,83 – para cada 800 habitantes – Pimentel disse que o governo está no caminho certo e a conferência vai servir para traçar e manter o processo de melhoria da qualidade e ampliação do atendimento.

Pimentel esclareceu que esta performance só é possível devido ao programa de recuperação e humanização do setor implantado pelo atual governo.

Ainda de acordo com o secretário, os números comprovam, também, que o planejamento do governo, através da Sesau, vem dando certo e o estado saiu da condição de último colocado em qualidade de saúde para ocupar posições importantes no ranking nacional.

Ele falou, também, sobre os investimentos feitos pelo governo em tratamento de alta complexidade, inauguração da Policlínica Oswaldo Cruz (POC), com mais de mil atendimentos por dia; R$ 40 milhões no tratamento de câncer com duas cidades polos – Porto Velho, com a unidade “Barretinho”, e Cacoal, com o Hospital Daniel Comboni –  entre outros resultados expressivos.

Em relação ao Centro de Hemodiálise de Ariquemes, Pimentel disse que a obra, entregue em junho do ano passado, era uma reivindicação antiga de pacientes renais crônicos, e teve um investimento de R$ 6 milhões, com recursos próprios.

“Antes, doentes vinham três vezes por semana para Porto Velho para receber tratamento. Hoje, fazem perto de suas famílias, na sua cidade, em um moderno centro, com capacidade de atendimento de 200 pessoas por semana, afirma o secretário”, ressaltou.

Para Pimentel, Rondônia vive um processo de afirmação democrática na concepção da gestão do interesse público na área da saúde. Ele considera que o avanço para os próximos quatro anos começa a ser definido a partir desta conferência.

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS