close
logorovivo2

PESQUISA: Pequenos negócios engajados com a proteção ambiental

A pesquisa foi constituída por 1.887 empreendimentos, de 15.380 micro e pequenas empresas cadastradas no Sebrae

ASSESSORIA SEBRAE

24 de Setembro de 2018 às 17:54

PESQUISA: Pequenos negócios engajados com a proteção ambiental

FOTO: (Assessoria Sebrae)

O Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS) apresentou os resultados da pesquisa Engajamento dos Pequenos Negócios Brasileiros em Sustentabilidade e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. De acordo com o CSS, a pesquisa quantitativa teve amostragem aleatória estratificada, e as entrevistas foram realizadas por questionários. A pesquisa foi constituída por 1.887 empreendimentos, de 15.380 micro e pequenas empresas cadastradas no Sebrae, no período de 24 de novembro a 15 de dezembro de 2017. As análises setoriais poderão ter grande utilidade para os setores integrantes como agropecuária, indústria, comércio e serviços. Os cenários apresentados permitem melhorar o conhecimento sobre os temas pesquisados aprofundando o entendimento dos benefícios decorrentes da preservação ambiental.

 

A margem de erro foi de 3% com nível de confiança de 95%. A pesquisa mostrou que 93% dos entrevistados sentem-se comprometidos com os objetivos da sustentabilidade (conciliação entre resultados econômicos, ambientais e sociais); 88% declaram que já adotam alguma prática de eficiência energética; 81% praticam iniciativas de gestão de resíduos; e 60% se empenham para o uso eficiente de água.

 

O Sebrae em Rondônia tem sua atuação divulgando práticas de preservação e aproveitamento de resíduos para as empresas de pequenos negócios. Seu comitê de sustentabilidade desenvolve ações de eficiência energética e coleta seletiva de lixo na sede e escritórios regionais. Quanto à eficiência energética, as unidades regionais do Sebrae em Pimenta Bueno e Vilhena têm micro usinas de geração fotovoltaica de energia elétrica. Com o contrato celebrado entre o Sebrae e a distribuidora de energia, essas unidades não pagam mais a conta de luz e o excedente ainda é abatido na conta da sede do Sebrae em Porto Velho.

 

A versão integral da pesquisa Engajamento dos Pequenos Negócios Brasileiros em Sustentabilidade e aos ODS está acessível no link http://bit.ly/PesquisaCSS

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS