close

MILIONÁRIO: Fim da operação Ajuricaba aponta mais de 40 milhões em multas

Todas as atividades operacionais tiveram uma vertente social de apoio humanitário que se desencadearam nas comunidades adjacentes onde se desenvolveram as missões

ASSESSORIA

21 de Agosto de 2019 às 14:23

MILIONÁRIO: Fim da operação Ajuricaba aponta mais de 40 milhões em multas

FOTO: (Divulgação)

No período de 17 de julho a 12 de agosto de 2019, a 17ª Brigada de Infantaria de Selva (17ª Bda Inf Sl) realizou a Operação ÁGATA / AJURICABA VI, empregando suas Organizações Militares Diretamente Subordinadas (OMDS) nos estados de Rondônia, Acre e sul do Amazonas, em conjunto com os seguintes Órgãos de Segurança Pública e Fiscalização (OSPF): Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Receita Federal (RF), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Fundação Nacional do Índio (FUNAI), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), além das Polícias Militares e Ambientais estaduais.

 

A Operação AJURICABA VI foi planejada com base em levantamentos prévios de Inteligência e teve como objetivo intensificar a presença do Exército Brasileiro (EB) na faixa de fronteira por meio de ações preventivas e repressivas contra delitos transfronteiriços e ambientais. No transcurso da Operação, foram realizadas patrulhas terrestres, navais e fluviais, além de reconhecimentos aéreos em áreas urbanas e rurais. As áreas de preservação ambiental e Terras Indígenas (TI) sofreram fiscalizações contra invasões de garimpeiros e posseiros. Foram montados Postos de Bloqueio e Controle de Estradas (PBCE) e Fluviais (PBCFlu), além de fiscalizações em madeireiras, portos e aeródromos.

 

Ao todo foram aplicadas 34 multas (madeireiras, invasores e posto de combustíveis) e lavrados 34 Autos de Prisão em Flagrante Delito (APFD). Dentre os diversos materiais apreendidos, destacam-se: 08 tratores; 06 caminhões prancha; 01 veículo leve; 07 motocicletas; 01 quadricíclo; 02 embarcações; 04 dragas; 01 motor de embarcação; 16 maquinários de serraria diversos; 10 armas de fogo; 2l de mercúrio; baterias de 150 amperes; turbinas de motor diesel, bombas injetoras, hidráulicas e motores bomba; 450 kg de pescado; 30 kg de carne; 18.766 litros de combustível; e 5.377 m3 de madeira. O valor total estimado chega a R$ 41.200.000,00.

 

Todas as atividades operacionais tiveram uma vertente social de apoio humanitário que se desencadearam nas comunidades adjacentes onde se desenvolveram as missões. As Ações Cívico-Sociais (ACISO) totalizaram 433 atendimentos médicos, 459 atendimentos e procedimentos odontológicos, 77 exames, 375 medicamentos distribuídos e 57 pessoas vacinadas. Esse apoio representou um valor estimado de R$ 105.000,00.

MILIONÁRIO: Fim da operação Ajuricaba aponta mais de 40 milhões em multas
MILIONÁRIO: Fim da operação Ajuricaba aponta mais de 40 milhões em multas
MILIONÁRIO: Fim da operação Ajuricaba aponta mais de 40 milhões em multas

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS