close

EVENTO: Uniron realizou a 16ª Semana Jurídica com sucesso

Uma semana voltada para o aperfeiçoamento dos acadêmicos, docentes e operadores do Direito

ASSESSORIA

15 de Outubro de 2019 às 11:09

EVENTO: Uniron realizou a 16ª Semana Jurídica com sucesso

FOTO: (ASSESSORIA)

O auditório da Faculdade UNIRON foi palco da XVI Semana Jurídica, entre os dias 7 e 11 de outubro. O evento reuniu professores, estudantes e profissionais da área em uma semana com troca de conhecimento, palestras, debates e mostra de filme.

 

 

A abertura oficial foi com o Coordenador do Curso de Direito, Professor Cesar Jacques, e com o Diretor da UNIRON, Sr. Alexandre Porto. A XVI Semana Jurídica teve como tema “O papel do judiciário no futuro: aspectos institucionais e a justiça do amanhã”. Para o Coordenador “o objetivo da temática tem a ver com uma questão importante, de um assunto que é cotidiano e que tem afetado a todos na sociedade atual, que é entender o Poder Judiciário e o Ativismo Judicial na atualidade, logo se trata de um assunto muito relevante, contemporâneo, que tem tido uma grande repercussão tanto nas questões políticas quanto no processo de divisão dos poderes da república brasileira, e com isso chamar a atenção dos acadêmicos e da própria sociedade para um assunto que se faz necessário entender para compreender o que está em jogo, frisou.

 

A partir de agora acompanhe em detalhes o que aconteceu em cada um dos dias da XVI Semana Jurídica da UNIRON:

 

 

 

Leonardo Werneck, Miguel Monico e Pedro Simões

 

 

No primeiro dia do evento a palestra abordou sobre “Ativismo Judicial e o Estado Democrático de Direito” e teve como palestrantes o Defensor Público, Professor Leonardo Werneck e o Desembargador do TJ-RO, Dr. Miguel Monico Neto. A mediação ficou por conta do Procurador do Estado de Rondônia, Professor Pedro Simões. Para o Procurador, a discussão do tema é “fundamental porque o ativismo judicial é o tema do momento, discute-se o futuro das carreiras jurídicas do Brasil, das questões judiciais, da Constituição Federal, num momento em que se tem uma lei de abuso de autoridade sendo discutida no congresso nacional. A proposta é iniciativa pioneira do curso de Direito da UNIRON, e todos os acadêmicos ganham muito em participar”, destaca Pedro Simões.

 

 

 

Vinícius Noé e Fábio Roberto

 

 

 

Cláudio Ramos, João Dias e Fábio Viana

 

 

 

O Advogado Trabalhista, Dr. Vinícius Noé e o Defensor Público, Professor Fábio Roberto palestraram na tarde do segundo dia com o tema “Ativismo Judicial: Benefícios e Malefícios para o Direito e a Sociedade”. Fábio Roberto diz que “é importantíssimo estar sempre dialogando e discutindo junto com o mundo acadêmico e com a sociedade, para que se possa trazer os anseios da sociedade para dentro da faculdade, criando pessoas com massa reflexiva sobre o que acontece no dia a dia”. À noite palestraram os professores Fábio Viana e Cláudio Ramos, e o Auditor do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia, Professor João Dias.

 

 

 

Moisés Marinho e Marta Salib

 

 

Naiane Mello, Julio Ugaldo e Cássio Vidal

 

 

 

Na tarde do terceiro dia, a Semana Jurídica ofertou um cine debate com o filme “Justiça para Todos”. Na ocasião palestraram a Professora e Advogada Marta Salib e o Professor Moisés Marinho. Marta Salib, afirma que “o formato do cine debate é muito interessante, porque o acadêmico atualmente busca inovação nas palestras, e debater o que eles vêem na ficção com a prática do mundo do direito cria um link interessante, permitindo ao acadêmico enxergar no filme coisas que ele vê na sala de aula e no dia a dia da profissão”. O Advogado Cássio Vidal, a Dra. Naiana Melo e o Professor Julio Ugalde, conferenciaram na noite do terceiro dia com o tema “Processo Penal e Ativismo Judicial: Supremo Tribunal Federal e a Proteção à Dignidade Humana”.

 

 

 

Luciane Pinto, Cesar Jacques e Larissa Rodrigues

 

 

Cesar Jacques, Breno Azevedo, Alexandre Porto e Vinícius Lemos

 

 

 

Falar pela e para os jovens advogados sobre a Jovem Advocacia é importante em todos os sentidos, porque a Jovem Advocacia é a Comissão que facilita a inserção do acadêmico que vai ser advogado no mercado de trabalho, ela abraça esse jovem. Sem falar que a jovem e o jovem advogados representam 60% do quadro da Ordem, logo se trata de uma pauta sempre importante a ser falada”, destacou a Presidente da OAB Jovem Rondônia, Dra. Larissa Rodrigues, que junto com a Professora Luciane Pinto conduziram a palestra da tarde do quinto dia de evento sobre “A Jovem Advocacia”. O Professor Breno Azevedo e o Professor Vinícius Lemos palestraram na noite deste com o tema “Ativismo Judicial no Processo Civil”. Breno Azevedo vê o tema com muita importância, pois, segundo ele “estamos lidando ainda com as reverberações do novo código de Processo Civil, ainda estamos tateando para saber até onde vai a extensão da atividade jurisdicional, visto que ainda é muito recente esse novo código e estamos passando por uma adaptação dada a magnitude da alteração de todo o sistema processual, afirmou.

 

 

 

Emerson Faria, Cesar Jacques e Sandro Luiz

 

 

 

Elton de Assis e Cesar Jacques (foto assessoria OAB-RO)

 

 

 

Na tarde do quinto e último dia, a palestra sobre “Ativismo e Judicialização” foi comandada pelos professores Emerson Faria e Sandro Luiz. À noite, em um grande encerramento da XVI Semana Jurídica da UNIRON os participantes contaram com a ilustra presença do Presidente da Seccional da OAB Rondônia, o Dr. Elton de Assis que, acompanhado do Coordenador do Curso de Direito, Cesar Jacques, conferenciou sobre “O Papel do Judiciário no Futuro: Aspectos Constitucionais e a Justiça do Amanhã”, tema central do evento. O Presidente da OAB disse estar muito feliz pela oportunidade de participar da Semana Jurídica da UNIRON, sendo que, para ele “os temas que foram abordados são extremamente relevantes, com grandes palestrantes, quanto à temática geral do evento, que trata sobre a justiça do futuro, este é relevantíssimo. Temos que ter eventos dessa natureza para dar efetivamente maior capacitação e envolvimento de toda a comunidade jurídica”, ressaltou Elton de Assis ao parabenizar a UNIRON.

 

 

 

Presidente da OAB/RO, Elton de Assis recebendo certificado de participação

na XVI Semana Jurídica da UNIRON

 

 

             

 

Ísis Flores

 

 

 A acadêmica do 2º período de Direito da UNIRON, Isis Flores, participou da Semana Jurídica e disse ver o evento como “uma oportunidade de conhecimento, porque por mais que se tenha aula, e até a participação em eventos de outras instituições,  é importante que a própria instituição onde a gente estuda disponibilize esse amplo conhecimento através de eventos como esse, e que a partir dessas oportunidades, busque profissionais de todas as áreas do Direito, porque certamente isso vai ampliar conhecimento dos acadêmicos, além de oportunizar que outras pessoas conheçam o trabalho da UNIRON, como foi possível nesta XVI Semana Jurídica, finalizou a acadêmica.

 

 

A XVI Semana Jurídica da UNIRON foi realmente um sucesso, e para você que chegou até aqui já agenda no calendário porque a Coordenação do Curso de Direito concluiu o evento, mas já anunciou a data da XVII Semana Jurídica que está marcada para 9 a 13 de março de 2020.

 

           

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS