close

INOVAÇÃO: Ambiente de estímulo à criatividade e à experimentação

Soluções para quem busca inovar em modelos de negócios

ASSESSORIA SEBRAE

27 de Janeiro de 2020 às 09:27

INOVAÇÃO: Ambiente de estímulo à criatividade e à experimentação

FOTO: (ASSESSORIA SEBRAE)

O conceito de PDCA foi implantado no século passado e nos anos 50 começou a ser aplicado nas empresas como um suporte no controle de qualidade. Até hoje é uma metodologia que se aplica com sucesso e seu significado é plandocheck and act ou adjust, em Português, “planejar”, “fazer”, “verificar e agir”, ou “ajustar”. O ciclo PDCA é uma técnica de gestão interativa com quatro etapas que melhoram processos, produtos e serviços de forma contínua.

 

Sem dúvida, o PDCA é constituído por etapas planejadas e colocadas em prática com coerência para melhorar os resultados. Assim, ficou consolidado esse processo e a sigla hoje é reconhecida como um processo seguro de gestão, muito embora muitos dos que se valem de seus procedimentos desconhecem o significado das letras, sabem apenas que tudo deve começar com o planejamento e encerrar com os ajustes para se conseguir bons resultados.

 

No cenário da inovação, o Sebrae utiliza uma nova sigla que muitos estão falando e querendo usar, mas poucos conhecem seu verdadeiro significado, trata-se do Sebraelab. Essa sigla nasceu com a proposta de ser um ambiente de estímulo à criatividade, à inovação e à experimentação, tendo por suporte metodologias ágeis e flexíveis com a capacidade de gerar conhecimento, conexões e inspirar o surgimento de novas soluções e modelos de negócios inovadores.

 

 

 

 

Da mesma maneira que interpretamos o que quer dizer cada letra do ciclo PDCA, podemos dizer que o Sebraelab é baseado em seus pilares: Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, ou Sebrae, “l” de learn que quer dizer conhecimento e aprendizado validado, “a” de attend ou criação e produção participativa e colaborativa e “b” de business ou conexão como um hub de negócios e acesso a mercados. E todo esse conjunto, Sebraelab, tem características especiais que certamente não o caracteriza como uma sala de espera para atendimento, não é uma sala moderna para reuniões, tampouco um espaço passivo ou uma concorrência com o atendimento tradicional, também não é um local burocrático.

 

O Sebraelab tem tudo a ver com o perfil dos clientes do Sebrae, principalmente para qualquer pessoa que busque inovar ou empreender em novos modelos de negócios. Trata-se de empreendedores, potenciais empreendedores e empresários que buscam inovar em seus modelos de negócios; startups ou grupo de pessoas ou empresas que buscam modelos de negócios inovadores; ecossistema: associações, instituições, entidades, mentores, investidores e empresas relacionadas à cultura de empreendedorismo inovador; colaboradores e consultores credenciados do Sebrae.

 

O Sebraelab promove conhecimento e potencializa conexões orgânicas, espontâneas e colaborativas entre pessoas e empresas, com objetivos comuns e complementares em experiências coletivas capazes de estimular a busca e a criação de modelos de negócios inovadores e a experimentação de soluções para clientes e parceiros.

 

 

 

 

 

E quando poderemos conhecer todo esse potencial?

 

Dia 30 de janeiro, quinta-feira, na sede do Sebrae, na Avenida Campos Sales, 3421, Olaria, em Porto Velho, será inaugurado este ambiente para empreendedores inovadores e transformadores.

 

Será um lugar para experimentar novas práticas e novos processos de aprendizagem e tem por objetivos: fomentar a geração de novos modelos de negócios; estimular a cultura e a prática da inovação em modelos de negócios tradicionais; consolidar uma rede que amplia a conexão entre o Sebrae e o ecossistema de empreendedorismo inovador; apoiar e estimular a inovação interna do Sebrae por meio do desenvolvimento e validação de novos produtos e serviços.

 

Que saber mais sobre a atuação do Sebrae? Acesse sebrae.ro ou ligue gratuitamente para 0800 570 0800. Você também pode interagir com o Sebrae pelo WhatsApp, (69) 98130-5656, Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube nos canais Sebrae/RO.

 

 

 

 

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS