close
logorovivo2

MAIS SAÚDE: Senar-AR/RO apoia a campanha do Outubro Rosa com diversas ações

Já foram realizados sete ações no estado, sendo a última atendendo o baixo Madeira em São Carlos e, em dezembro, será realizado no município de São Francisco do Guaporé

DA REDAÇÃO

13 de Outubro de 2018 às 20:19

MAIS SAÚDE: Senar-AR/RO apoia a campanha do Outubro Rosa com diversas ações

FOTO: (Divulgação)

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural Senar/RO, reuniu todas as colaboradoras com o intuito de unir forças e oferecer apoio para as mulheres que estão passando pelo tratamento do câncer de mama e também despertar a conscientização das mulheres sobre a realização dos exames preventivos.

 

Por iniciativa do superintendente do Senar Rondônia, Elmerson Lira, as colaboradoras da regional vestiram-se de rosa em demonstração de apoio a está nobre campanha do outubro Rosa. “É uma oportunidade para unirmos forças contra essa doença que atinge milhares de mulheres, e ao mesmo tempo fortalecer junto às nossas colaboradoras a necessidade de autoexame. Ações de saúde preventiva podem salvar vidas, além de promover a qualidade de vida de um modo geral”, comentou Elmerson.

 

O Trabalho de prevenção do câncer de colo de útero já é realizado pelo Senar-AR/RO a mais de 10 anos no Estado de Rondônia, por meio do Programa Especial Saúde do Homem e da Mulher Rural. “Esse ano já realizamos mais de 800 exames preventivos de câncer do útero em oito municípios do estado”, explica . Os exames são entregues em no máximo 30 dias e os que apresentam alterações são encaminhados para especialistas”, informa o coordenador Alex Oliveira Lima.

 

Saúde da Mulher Rural

 

“O Programa Saúde da Mulher Rural tem como objetivo contribuir para a mudança e melhoria das condições de vida e saúde integral das mulheres do meio rural, com ações de educação em saúde e ampliação do acesso aos serviços disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS), em parceria com Secretarias de Saúde Secretarias de Saúde e prefeituras”, informa Hélio Dias,  presidente do Senar e Faperon.

 

As ações têm como foco prioritário a educação em saúde, com prevenção, diagnóstico precoce, vacinação, questões de gênero, violência doméstica, prevenção do câncer do colo do útero, da mama, das doenças sexualmente transmissíveis, entre outros, com o intuito de promover o controle de fatores de riscos que afetam diretamente a saúde da mulher rural.

 

“Este Programa pretende sensibilizar e empoderar as mulheres do meio rural para escolhas corretas, a fim de promover a saúde física e mental, bem como mudanças de comportamentos que impactam na qualidade de vida individual e coletiva”, complementa Hélio Dias.

 

O projeto

 

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Rondônia (Faperon), além da qualificação profissional dos produtores e trabalhadores através da oferta dos cursos de PD e FPR, preocupa-se também com a qualidade de vida do homem do campo como um todo.

 

Dessa forma, reconhecendo que saúde é parte imprescindível da vida, a Instituição realiza o programa “Saúde do Homem e da Mulher Rural”, que é uma iniciativa do SENAR Central, que visa fortalecer a saúde de homens e mulheres do campo de preventiva e educativa.

Os programas fazem parte da área de Promoção Social (PSA), que busca ofertar ao homem e a mulher rural, orientações sobre como manter a saúde, prevenir doenças e identificar patologias antes que estas assumam grandes proporções. Tais ações perpassam desde palestras educativas sobre saúde preventiva até a realização de exames mais específicos para ambos os gêneros.

 

Tais ações buscam prevenir e alertar a população rural sobre as doenças, das simples as mais complexas, oportunizando assim a busca do tratamento em tempo hábil. Além da realização de exames, no dia da culminância do programa, são ofertadas a mulheres do meio rural, recreação, palestras e orientações sobre tema relevantes à saúde e prevenção de doenças.

Esta iniciativa conta com importantes parceiros, objetivando alcançar o maior número produtores (as) possível, em todos os municípios do Estado seguindo o cronograma de execução para casa PAT (Planejamento Anual do Trabalho), sendo que Senar/AR/RO, a cada ano busca aumentar o número de atendimentos oferecidos, fomentando assim, a qualidade de vida do homem e da mulher do meio rural.

 

“Promover a qualidade de vida através da saúde preventiva de homens e mulheres rurais, este é real objetivo de nossas ações”, comenta o Presidente do Senar e Faperon.

 

Objetivos Específicos

 

  • Conscientizar e sensibilizar as mulheres e homens no meio rural sobre a importância da saúde através de temas específicos.
  • Ensinar cuidados básicos de prevenção de doenças oportunistas através de palestras e atividades afins.
  • Examinar os produtores/ trabalhadores rurais, com vistas e identificação de patologias e consequentemente a abreviação do tratamento.
  •  

SENAR-AR/RO

 

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS