close
logorovivo2

TRE-RO emite nota oficial sobre eleições em Candeias do Jamari

TRE-RO emite nota oficial sobre eleições em Candeias do Jamari

DA REDAÇÃO

13 de Outubro de 2012 às 09:13

TRE-RO  emite nota oficial sobre  eleições em Candeias do Jamari

FOTO: (Divulgação)

O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia, diante das notícias veiculadas na imprensa local sobre os procedimentos de totalização do resultado das eleições no Município de Candeias do Jamari/RO, vem a público prestar as seguintes informações.
A totalização das eleições em todo o Estado de Rondônia ocorreu com sucesso, segurança e dentro do planejamento. Isso resta demonstrado pelo fato de ter encerrado as eleições e divulgado o resultado com total segurança e transparência à frente de outros oito Estados do país, mesmo estando na Região Amazônica, que impõe diversos obstáculos de acesso e comunicação.
O fato noticiado em Candeias do Jamari consistiu na dificuldade de transmitir o resultado das eleições para os computadores do TSE por algum tempo. Isso decorreu da interrupção e instabilidade momentâneas na conexão de internet do prédio da Câmara Municipal em que estava sendo realizada a transmissão dos votos das sessões eleitorais.
Identificado o problema técnico, o Juiz Eleitoral Antônio José Robles adotou com prontidão a solução de tentar a transmissão dos dados criptografados em outro ponto mais estável de internet. Para tanto, convidou todos os delegados e fiscais de partidos presentes no local para que acompanhassem o Juiz de Direito Sérgio Willian a fim de realizarem a transmissão dos dados em outro prédio público mais próximo, porém sem sucesso.
Imediatamente, Robles acionou a Secretaria de Tecnologia e Informação do TRE-RO para que enviasse um técnico em informática de Porto Velho/RO para resolver o problema de transmissão. Após algumas tentativas, o servidor conseguiu enviar os dados ao TSE.
Os dados coletados nas urnas eletrônicas, que são criptografados (proteção por códigos) para conferir total inviolabilidade, foram totalizados pelos computadores do TSE, que prontamente apresentou o resultado em tempo real pelo Sistema Divulga, disponível em diversos locais, inclusive em Candeias do Jamari.
Apenas as urnas eletrônicas são capazes de registrar os votos nas mídias (pen drive) utilizadas para transmissão dos dados. E esse registro dos votos nas urnas só é possível durante o período de votação e antes da impressão dos boletins de urnas na presença dos fiscais e delegados de partidos.
Para registrar os dados na mídia, a urna eletrônica criptografa os dados para transmissão ao TSE, com o código que permitirá o fechamento exato da eleição, com perfeita contabilização de todos os votos válidos, brancos e nulos e abstenções, conforme boletins de urnas impressos na presença dos fiscais de partidos logo após o término da votação em cada seção eleitoral.
Por essas razões, a Justiça Eleitoral de Rondônia reafirma que o processo eleitoral em Candeias do Jamari ocorreu com total êxito, segurança e de forma transparente. Todas as soluções adotadas para superar os problemas técnicos foram realizadas na presença de juízes eleitorais, fiscais e delegados de partidos, conforme procedimentos padronizados para todos os Estado do país.
O TRE-RO coloca seus técnicos à disposição dos eleitores, partidos, coligações, candidatos e imprensa para prestar qualquer informação adicional sobre o processo eleitoral, em especial acerca dos procedimentos de captação, transmissão e totalização dos votos.

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS