INCIVILIDADE: Vândalos saqueiam vasos de plantas ornamentais na capital

Paisagismo do Espaço Alternativo foi depredado em menos de um mês depois da instalação; prática de 'pegar mudas' é crime

INCIVILIDADE: Vândalos saqueiam vasos de plantas ornamentais na capital

Foto: Reprodução / SEMA; Ana Flávia Venâncio

Os brutamontes mal-educados atacaram novamente e dessa vez o alvo foi o paisagismo do Espaço Alternativo de Porto Velho (RO). 
 
Na última segunda-feira (25), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMA) entrou em contato com o jornal Rondoniaovivo para informar que vasos de planta - que estão sendo distríbuidos em alguns pontos da capital - estão se tornando alvos de vandalismo.
 
O Rondoniaovivo conversou com uma técnica da SEMA, que é responsável pelo paisagismo de Porto Velho. “Nós estamos colocando esses vasos em alguns pontos da cidade. As flores foram doadas pela Rondoflores, mas a população está ‘pegando’ as plantas”, disse a técnica utilizando um eufemismo para suavizar a realidade - alguns cidadãos estão roubando as plantas.
 
A SEMA enviou ao jornal as fotos dos vasos antes e depois do vandalismo. A falta de educação enfeiou a cidade. Apesar de comum o costume de arrancar mudas e flores em espaços públicos, a prática é considerada crime.
 
 
 
 
O artigo 49 da Lei de Crimes Ambientais (9605/1998) diz que “destruir, danificar, lesar ou maltratar, por qualquer modo ou meio, plantas de ornamentação de logradouros públicos ou em propriedade alheia” pode render detenção de três meses a um ano e/ou multa.
 
Por ter um menor potencial ofensivo, o crime não gera prisão em flagrante - mas o contraventor pode ser conduzido por uma autoridade policial até a delegacia. Fica ao encargo da consciência de cada um julgar se vale mesmo a pena destruir o patrimônio público. 
Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Alex Testoni em Ouro Preto do Oeste?
Qual pré-candidato à Prefeitura de Candeias do Jamari tem sua preferência?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS