Desfile de 7 de setembro é realizado em grande estilo - Rondoniaovivo.com - NOVO TELEFONE: (69) 3229-8673 Site de noticias, vídeos, fotos e classificados relacionado a região norte, Porto Velho Rondônia - RO, Tudo em Rondonia, Observe melhor Rondonia, Rondonia com noticias Agora

Anterior

08/09/2009

Anterior

Próxima

08/09/2009

Próxima

Rondônia ,

Desfile de 7 de setembro é realizado em grande estilo

Terça-Feira, 08 de Setembro de 2009 / 16:50

O desfile de 7 de setembro foi um acontecimento marcante em Jaru. Com o tema “Resgatando a História de Rondônia”, 34 grupos desfilaram pela avenida Adolpho Rohl, principal rua da cidade, destacando os fatos ocorridos na vida deste jovem Estado.
 
Devido ao forte calor característico da região, Aurita Raquel Mesquita Libânio, representante de Ensino da REN/Jaru, marcou o início do evento para as 16h30, pensando na comodidade dos participantes e da população, que tomou toda a avenida em prestígio ao evento.
-
De acordo com a representante de ensino local, o período histórico de Rondônia, dividido pelos organizadores do desfile em cinco fases, focou desde o inicio da colonização, antes de 1.907, até atingir os dias atuais. Fatos memoráveis da história de Jaru e do Estado foram ilustrados em cada uma das apresentações. A criação do município de Jaru, sua estrutura e economia foram alguns dos destaques municipais. Abrangendo o Estado de Rondônia, a festa cívica mostrou a construção do Forte Príncipe da Beira, os ciclos econômicos, construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré e do telégrafo.
 
O evento abordou ainda a colonização, criação dos municípios e da rodovia BR-364, os governadores do Estado, atingindo a atualidade com foco nas hidrelétricas de Jirau e Santo Antônio, no Rio Madeira, entre muitas outras atrações.
 
 “Com esta iniciativa procuramos manter viva a história de Rondônia, para que os fatos marcantes da vida de nosso Estado estejam sempre presentes no cotidiano das novas gerações, valorizando as conquistas de nossos antepassados e servindo de incentivo para as ações que serão adotadas no futuro”, explicou Aurita Raquel. 
 
Demonstrando a isenção saudável a toda democracia, o desfile tratou também do incentivo ao desmatamento ocorrido nas décadas de 1970 e 1980, fato hoje considerado política e ambientalmente incorreto. O evento primou ainda pelo seu realismo. Isto ficou evidente quando foram apresentados os conflitos de Corumbiara, do Garimpo de Roosevelt e os grandes surtos de Malária.
 
A festa cívica foi organizada pela Representação de Ensino (REN) de Jaru, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), contando com a participação das escolas estaduais, municipais, particulares e ainda entidades esportivas, filantrópicas e religiosas.
 
O comércio deu a sua contribuição decorando as lojas com bandeiras do Brasil e uma infinidade de adornos em verde e amarelo. Três atrações musicais agitaram o evento. A fanfarra da REN/Jaru, reativada pela representante de Ensino Aurita Libânio e formada por membros de todas as escolas estaduais da cidade; a fanfarra de Ji-Paraná e a Banda da Polícia Militar de Porto Velho. Funcionários da REN e da Semed se encarregaram da normalidade do evento, inclusive distribuindo água gelada para os participantes.
 
“Estava tudo muito bonito e organizado. Eu que sou antigo morador de Rondônia, fiz uma verdadeira viagem no tempo, lembrando de fatos vividos por minha família, na época em que aqui chegamos, 40 anos atrás”, disse emocionado Bernardo José Cruz, residente em Ji-Paraná, aproveitando visita a Jaru para ver o desfile.
 
O sucesso do evento deve ser creditado ao esforço e organização demonstrados por todos. Par ilustrar, cada escola ficou encarregada de pesquisar o período da história sob sua responsabilidade e acrescentar acontecimentos que fossem relevantes para a época, representando tudo por meio de carros alegóricos, alas, fantasias e outras formas que a escola julgasse necessárias.
 
O entusiasmo da população ao longo de toda a Avenida Adolpho Rohl mostrou que a fórmula adotada pelos organizadores foi muito bem sucedida. “Agradecemos ao Governo do Estado, que por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), ofereceu todo o apoio necessário ao sucesso verificado neste evento”, concluiu Aurita Raquel Mesquita Libânio.   
 
    

Fonte: ASSESSORIA

0 Comentários Comentar Notícia

Últimas Notícias

Veja Mais

Publicidades