close

ESPAÇO ABERTO: Partido de Bolsonaro pode rachar nas eleições do ano que vem em RO

Confira a coluna do Cícero Moura

RONDONIAOVIVO - CÍCERO MOURA

22 de Julho de 2019 às 09:33

ESPAÇO ABERTO: Partido de Bolsonaro pode rachar nas eleições do ano que vem em RO

FOTO: (Divulgação)

COMUNICADO

 

A diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Rio Pardo, Salete Fogaça, divulgou um comunicado pedindo aos pais que levem as crianças para o colégio para que as aulas não fiquem totalmente comprometidas.


"Mais uma vez o transporte escolar parou suas atividades devido falta de combustível e manutenção mecânica. Peço aos pais que puderem trazer seus filhos até escola que tragam. Pensem no melhor que podemos dar aos nossos filhos que é a educação. Uma riqueza que ninguém tira dos nossos filhos, é o conhecimento. Vamos trabalhar normalmente com os que vierem, e com reposição com os demais, quando retornarem, até que resolvam estas pendências. Pais se não nos unirmos para concluir o ano letivo, podemos perder o ano de 2019”.

 

NÃO CHEGOU A 02 MESES

 

O ano letivo de 2019, em Rio Pardo, iniciou no mês junho e após pouco mais de um mês de aula, o transporte escolar já está parado novamente. Os professores estão lecionando para 4, 5 ou 6 alunos, o que não chega nem perto dos requisitos que caracteriza um dia letivo.  Uma estudante divulgou em redes sociais um pedido de socorro revelando as condições em que as crianças estão sendo submetidas pela falta de ação do poder público. A prefeitura de Porto Velho ainda não se manifestou sobre a situação em Rio Pardo.

 

 

Veja mais

 

DE NOVO AO SEMIABERTO

 

O goleiro Bruno recebeu direito a progressão de pena para o regime semiaberto. A decisão é do juiz Tarciso Moreira de Souza, da 1ª Vara Criminal e de Execuções Penais da comarca de Varginha (MG). Preso há nove anos, Bruno estava no semiaberto até fevereiro, mas voltou para o regime fechado após ter sido flagrado ingerindo bebidas alcoólicas em encontro com mulheres enquanto devia estar em trabalho externo.

 

PODE SE REINTEGRAR

 

No entendimento do  juiz  Bruno Fernandes está  apto à reinserção à vida social, conforme atestado de conduta carcerária. Bruno terá que cumprir algumas exigências, como se apresentar mensalmente até o dia 10 de cada mês em juízo e prestar contas, seu endereço atualizado e confirmar que está trabalhando. Ele também precisa se manter afastado de confusões e está proibido de frequentar bares ou boates e precisa estar em casa das 20h até às 6h e ficar no domicílio aos domingos e feriados.

 

CONDENAÇÃO

 

Em 2013, o ex-goleiro do Flamengo foi condenado pelo homicídio triplamente qualificado de Eliza Samudio, ocultação de cadáver, sequestro e cárcere privado do filho. Ele chegou a ficar dois meses em liberdade, por causa de uma liminar, entre fevereiro e abril do ano passado, período em que atuou no Boa Esporte, de Varginha, que está na terceira divisão do Campeonato Brasileiro. Eliza Samudio desapareceu em 2010 e o corpo dela nunca foi achado. Ela tinha 25 anos na época e era mãe do filho recém-nascido do goleiro.

 

O BOM LADRÃO

 

Um homem que roubou uma loja no shopping Center Brasil, em Maringá (PR), na madrugada do último domingo (14), se arrependeu e devolveu tudo no dia seguinte. Junto com as roupas e o dinheiro devolvido por uma transportadora paga pelo ladrão, havia um bilhete pedindo desculpas. O bom ladrão escreveu que não é criminoso, mas estava desesperado. Afirmou ainda: “ Estou devolvendo tudo, pois isso é o certo. Desculpa. Me perdoa. Deus é mais", escreveu.

 

OUTROS ROUBOS

 

Segundo a proprietária da loja, Liliane de Paiva, a região é alvo frequente de assaltos, e sua loja, inclusive, já foi assaltada várias vezes. A comerciante contou que, dessa vez, não havia feito boletim de ocorrência, mas o crime foi noticiado nos jornais locais, o que, segundo ela, pode ter motivado o ladrão a fazer a devolução.
Questionada sobre a atitude do homem, a lojista se disse surpresa com a atitude. "É uma coisa inusitada que não acontece, mas eu não sei o que passa na cabeça dele." Segundo a empresária, ele havia levado 15 blusas de inverno e R$ 85 reais que estavam no caixa, e devolveu tudo.


SOBERBA

 

Numa longa entrevista transmitida ao vivo pela Rede TV, o empresário Jaime Bagattoli reforçou a relação conturbada  com o governador Marcos Rocha (PSL), com quem teve aborrecimentos  durante a campanha do ano passado.
Ao responder à pergunta de um telespectador, que queria saber como anda sua convivência com o governador, de quem já foi aliado, Bagattoli subiu o tom contra o atual desafeto político: “O Marcos Rocha acha que só existe Deus no céu e ele na terra”, disse, emendando na sequência: “Eu nunca vi um político fazer o que aquele cara fez comigo. Sempre fui bem recebido por todos os governadores de Rondônia. Agora, não tenho acesso ao que ajudei a eleger”.

 

NÃO ERA CABEÇA DE CHAPA

 

Jaime lembrou que o atual governador só está na função por causa de uma ação sua: “Fui eu quem tirei o Zé Jodan e coloquei ele na disputa para governador”, disse, referindo-se ao atual vice, que na época era o cabeça da chapa. Mesmo dizendo que deseja que Rocha faça um bom governo, o vilhenense prosseguiu com as cutucadas: “ele acha que é dono da verdade, mas quatro anos passam rápido”.

 

TERÁ QUE MUDAR DE PARTIDO

 

Questionado por um telespectador se será candidato a prefeito de Vilhena em 2020, o magnata do agronegócio não disse que sim, nem negou a pretensão. Mas, explicou que, se ficar no PSL, dificilmente conseguirá ter seu nome aprovado pela disputa.

 

NOME NÃO APROVADO

 

Segundo Jaime, o presidente do partido na cidade, que também é secretário regional do Governo do Estado, Nilton Gomes, é um  “pau mandado” e pouco contribui  para a região. disse que ele está fazendo “três cantos”. Em entrevista recente ao site Folha do Sul, Nilton vetou o nome de Bagattoli para prefeito. 

 

TRAMÓIA

 

 

Na entrevista, o empresário insinuou ainda que, por trás dos ataques que sofre em seu próprio partido estaria um conluio envolvendo o deputado estadual Luizinho Goebel (PV), o sogro dele, Evandro Padovani (secretário de Estado da Agricultura) e o prefeito Eduardo Japonês (PV). Os três teriam fechado acordo para impedir sua candidatura, controlando o PSL para lhe tirar da disputa.

 

ASSEDIADO

 

Em um trecho da entrevista, Jaime disse que “o sonho de todos os partidos, inclusive o PT, é ter o Jaime Bagattoli como candidato a prefeito”, acrescentando que tem até março do ano que vem para decidir se permanece no PSL ou se busca abrigo em outra legenda.

 

BOM NOME

 

As eleições passadas realmente demonstraram que o empresário Jaime Bagattoli pode ser um nome forte para disputar a prefeitura de Vilhena. No entanto, é preciso que alguém próximo ao empresário lhe aconselhe a evitar falar sempre na primeira pessoa. Não é de hoje que pretensos candidatos a política ficam no meio do caminho quando acham que sozinhos podem “tocar” toda a orquestra.

 

OUTRO LADO

 

A coluna tentou contato com as pessoas citadas por Jaime Bagattoli na reportagem  mas  apenas o Secretário Estadual de Agricultura, Evandro Padovani, retornou as ligações. Padovani disse que não tem nada pessoal contra  o empresário Jaime Bagattoli e que assuntos relacionados ao PSL  devem ser discutidos dentro do partido e não na mídia. Evandro finalizou afirmando que foi ele quem convidou e trouxe Bagatolli para ser o candidato ao senado pelo PSL.

 

CHRISÓSTOMO

 

O único deputado federal do PSL em Rondônia, coronel Chrisóstomo, disse que já agendou com a executiva nacional do PSL uma reunião para discutir a inércia do partido no estado. O deputado salienta que é inadmissível o PSL não ter um dirigente alinhado com todos democraticamente. Sobre Jaime Bagattoli querer disputar a prefeitura de Vilhena, o deputado diz que o empresário tem seu total apoio.

 

GREVE

 

Trabalhadores do transporte coletivo de Candeias do Jamari cruzaram os braços na manhã de sexta-feira (19). Eles reclamam que há 06 meses vem recebendo os salários atrasados e que neste mês já são 13 dias de atraso. No fim da manhã, um representante da empresa responsável pelo transporte público na cidade informou que os vencimentos atrasados seriam pagos nesta segunda-feira (22).

 

ELEIÇÕES 2020

 

 

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso, atual vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral, vai assumir a Presidência da Corte Eleitoral a partir de março do próximo ano.

 

QUEDA


A previsão de crescimento do PIB do Brasil para 2020 caiu de 2,5% para 2,2%, segundo o Ministério da Economia. Ainda assim será o melhor resultado para o PIB desde 2013, quando cresceu 3%.

 

SEM PALAVRAS

 

Em Tóquio, no G20, a ministra do Meio Ambiente da Alemanha disse ao colega brasileiro que haveria “matança de índios” na Amazônia. Ricardo Salles a desafiou a apontar quantos índios foram mortos nos últimos anos. Ela emudeceu. Descobriu que difunde uma mentira.

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS