close

DIREITOS: Nazif cobra pagamento do 13º salários dos Soldados da Borracha

Os soldados da borracha foram trabalhadores que durante a Segunda  Guerra Mundial, extraíam o látex da seringueira, que abastecia a Europa e os Estado Unidos

ASSESSORIA

10 de Setembro de 2019 às 09:47

Em reunião na Comissão de Seguridade Social e Família, na quarta, 04, o Deputado Federal Mauro Nazif, defendeu novamente o pagamento de 13º salário para os soldados da borracha.

 

Os soldados da borracha foram trabalhadores que durante a Segunda  Guerra Mundial, extraíam o látex da seringueira, que abastecia a Europa e os Estado Unidos, em esforço de guerra, para fabricação dos mais variados artefatos de borracha necessários às demandas da época.

 

A defesa em torno dos direitos dos soldados da borracha é antiga. “Em março deste ano apresentei o Projeto de Lei 1589/19, idêntico a outro que havia apresentado em 2011, que dá direito aos soldados da borracha de receber o 13º salário, a exemplo dos demais trabalhadores e aposentados. Em 2013, assumi a prefeitura de Porto Velho/RO, o que prejudicou o trâmite do projeto. Agora ao voltar, retorno a luta pelos soldados da borracha. É um absurdo que estes homens, não tenham este direito reconhecido. Direito inclusive assegurado pela Constituição”, explica Nazif.

 

O mais jovem soldado da borracha tem noventa e dois anos. Hoje no país todo não tem mais que duzentos homens vivos. É uma questão de justiça com esses homens que, em 1945, foram extrair a borracha em Rondônia no Amazonas, Acre e Pará”, conclui Nazif.

 

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS