PREOCUPAÇÃO: Rondônia se prepara para enfrentar possível grande seca em 2024

Censipam e ANA acreditam em nova crise hídrica no verão amazônico deste ano

PREOCUPAÇÃO: Rondônia se prepara para enfrentar possível grande seca em 2024

Foto: Reprodução da internet

Após lidar com uma seca histórica e testemunhar os níveis dos rios em Rondônia atingindo mínimos preocupantes, o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) e a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) estão alertando para a possibilidade de uma seca ainda mais intensa durante o verão amazônico de 2024.

 

Com a precipitação abaixo da média em várias áreas do estado, existe o risco de que os reservatórios e fontes de água não sejam completamente recarregados, o que pode impactar o abastecimento durante a estação mais seca do ano.

 

Para enfrentar essa situação, o Comitê de Crise Hídrica de Rondônia se reuniu para debater medidas para amenizar os efeitos da estiagem.

 

Um dos enfoques do estado é a recuperação e preservação de nascentes e corpos d'água, vitais para o fornecimento de água em várias partes de Rondônia.

 

 

Nascentes

 

O “Projeto Recuperar”, conforme anunciado pelo Governo, busca restaurar e proteger nascentes em áreas urbanas e rurais que foram degradadas por atividades humanas, visando garantir a segurança ambiental em zonas de preservação permanente.

 

Este projeto tem como objetivo assegurar a continuidade do fluxo de água e a qualidade hídrica.

 

Uma das cidades que já está recebendo assistência desse projeto é Espigão d'Oeste, que enfrentou uma das piores crises hídricas de sua história durante a seca de 2023, quando o rio Palmeiras, sua principal fonte de água, secou completamente.

 

Entre as iniciativas desenvolvidas estão:

 

- Restauração de nascentes;

 

- Plantio de mudas de árvores nativas e outras espécies adaptadas à região para recuperar as bacias hidrográficas afetadas;

 

- Construção de curvas de nível para conter a erosão do solo, preservar a fertilidade e reter a água no lençol freático, garantindo pastagens mais sustentáveis durante a seca;

 

- Implementação de pequenas barragens, capazes de armazenar entre 250 a 300 mil litros de água em propriedades locais.

Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Alex Testoni em Ouro Preto do Oeste?
Qual pré-candidato à Prefeitura de Candeias do Jamari tem sua preferência?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS